O Research Summit 2020, que decorreu online entre os dias 24 e 26 de junho e dedicado ao tema “Mar e Sustentabilidade”, contou com grande adesão pelos investigadores do CIDTFF.

Além da presença da investigadora Ana Isabel Andrade que dinamizou  uma apresentação no âmbito do projeto europeu TEDS, intitulada “Teachers educating for sustainability: possibilities from the analysis of research and policy documents” (dia 24), destacamos a participação dos investigadores integrados no Programa Doutoral em Educação e no Programa Doutoral em Multimédia em Educação (dia 25) e no Programa Doutoral em História das Ciências e Educação Científica (dia 26), no momento dedicado aos PhD Pitches, e as duas apresentações no âmbito do Programa de Iniciação à Investigação de jovens estudantes em Educação – PIC-Edu:

– GeoSCRL e o PIC-EDU | Maria Castelhano, Daniela Pedrosa (CIDTFF) & Vanda Santos (CIDTFF)
– SCReLProg e a minha experiência no âmbito do PIC-EDU | Maria Castelhano & Daniela Pedrosa (CIDTFF)

Damos a conhecer ainda os pitches apresentados por investigadores cidtff, cujos resumos podem ser lidos no “Research Summit 2020: Book of Abstracts – PhD pitches”:

Educação:

English or Englishes? – an open door to language and cultural diversity | Ana Costa (CIDTFF), Gillian Moreira & Ana Sofia Pinho (CIDTFF) (pp. 88-89)
Science teachers’ in-service education to enhance students’ critical and creative thinking | Ana Sofia Sousa (CIDTFF) & Rui Marques Vieira (CIDTFF) (p.89)
Students’ Personal Resources and Academic Success | Andreia Sousa (CIDTFF) & Manuela Gonçalves (CIDTFF) (pp.89-90)
Language teaching and learning through plurilingual virtual curricular interaction | Ângela Espinha (CIDTFF), Maria Helena Araújo e Sá (CIDTFF) & Maddalena De Carlo (p.90)
Escola, identidade e resistência em Timor: o caso do Externato de São José durante a ocupação indonésia | Ângelo Ferreira(CIDTFF), António Neto-Mendes (CIDTFF) & Onésimo Teotónio Almeida (p.90)
Multiliteracias em Estudantes surdos de Ensino Médio: contributos de um Programa de Intercompreensão em Línguas | Carolina Lúgaro (CIDTFF), Ana Isabel Silva & Maria Helena de Araújo e Sá (CIDTFF) (p.91)
Inclusion of children with special needs in Arts Education: Research to Action | Davys Moreno (CIDTFF), António Moreira (CIDTFF), Oksana Tymoshchuk & Carlos Marques (p. 91)
Teaching resources on mechanics to support teaching practices in the 1st cycle of basic education | Dulce Vaz (CIDTFF), Ana V. Rodrigues (CIDTFF) & Filomena Teixeira (CIDTFF) (p. 91)
Estratégias que visam potenciar a transição e a inclusão de estudantes com NEE no Ensino Superior | Evelyn Santos (CIDTFF), Dayse Neri de Souza (CIDTFF), Paula Santos (CIDTFF), Paula Vagos (pp. 91-92)
Práticas de documentação pedagógica em creche. Um estudo em Portugal e no Brasil | Flávia Gontijo (CIDTFF), Gabriela Portugal (CIDTFF) & Luciana Ostetto (p. 92)
Mobile learning no desenvolvimento de competências matemáticas: estudo de caso no ensino médio do instituto federal de Pernambuco | Hugo Dantas (CIDTFF) & Isabel Cabrita (CIDTFF) (p.93)
Administração Local da Educação em Angola: A intervenção dos municípios em contexto centralizado de administração educativa | José Zacarias (CIDTFF) & António Neto Mendes (CIDTFF) (p.94)
Relações intergeracionais entre crianças e idosos: diálogos, práticas e perspectivas | Márcia Leardine (CIDTFF), Maria Helena Araújo e Sá (CIDTFF), Liliana Sousa & Gabriela Portugal (CIDTFF) (p.94)
Music Education in Secondary School: didactic contributions to quality education | Maria João Vasconcelos (CIDTFF), Helena Caspurro & Nilza Costa (CIDTFF) (pp.94-95)
Processo de inclusão de “estudantes” com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais no Ensino Superior | Marisa Machado(CIDTFF), Paula Coelho Santos (CIDTFF) & Marilyn Espe-Sherwindt (pp.95-96)
Programa de Ensino Experimental das Ciências no 1.º CEB: da Organização Curricular à Avaliação da Aprendizagens | Patrícia Christine Silva (CIDTFF), Ana Valente Rodrigues (CIDTFF) & Paulo Nuno Vicente (p.96)
Desenvolver a Educação para a Sustentabilidade Ambiental na Formação de Futuros Professores de Matemática do 2.º Ciclo em Angola | Paxe Amazonas (CIDTFF), Teresa Neto (CIDTFF) & Fátima Paixão (CIDTFF) (pp.96-97)
Inovar e formar para a articulação de práticas educativas em contextos exterior e interior na educação pré-escolar | Raquel Ramos (CIDTFF), Aida Maria de Figueiredo Ferreira (CIDTFF), Ana Maria Sarmento Coelho (p.97)
Abordagem da Diversidade linguística e cultural nos discursos e nas práticas de ensino e aprendizagem de LP em Moçambique | Tomásia Mataruca Nhazilo (CIDTFF) & Maria Helena Araújo e Sá (CIDTFF) (p.98)
A disciplina de História no ensino primário em Angola: do currículo instituído ao implementado e propostas de melhoria | Vita Emanuel (CIDTFF), Nilza Costa (CIDTFF), Isabel Barca, Maria Helena Araújo e Sá (CIDTFF) (p.98).

História das Ciências e Educação Científica:

Dynamics of Scientific Research in Mozambique (1962-1987) | Eurides Tendaunga (CIDTFF), Isabel Malaquias (CIDTFF) & Víctor Bonifácio (CIDTFF) (pp.122-123)
Perspectives on Science Outreach in the Period 1945-1975: The Case of the Space Race | Luís Pereira (CIDTFF) & Isabel Malaquias (CIDTFF) (p.123)

Multimédia em Educação:

Nonverbal communication and social inferences from public speaking | Ângelo Conde (CIDTFF), Sandra Soares, António Moreira (CIDTFF) & Paulo Ferreira (p.151)
Recursos Educativos Digitais Online e promoção do pensamento crítico e criativo dos estudantes do ensino básico e secundário | Carlos Marques (CIDTFF), Rui Marques Vieira (CIDTFF) & Amanda Franco (CIDTFF) (p.151)
Teacher Professional Development promoter of innovative pedagogical practices with the use of technologies in basic education | Catarina Moreira (CIDTFF), Lúcia Pombo (CIDTFF) & António Moreira (CIDTFF) (p.152)
Utilização do transmedia no ensino das Geociências | Elisabete Peixoto (CIDTFF), Luís Pedro & Rui Vieira (CIDTFF) (p.153)
Assistive technologies for children with cognitive and/or motor disabilities: a training plan for informal caregivers | Ivone Almeida (CIDTFF), António Moreira (CIDTFF) & Jaime Ribeiro (CIDTFF) (p.153)
The potential of the Internet of Things to promote participatory citizenship | Manuel Santos (CIDTFF), Vânia Carlos (CIDTFF) & António Moreira (CIDTFF) (pp.153-154)
Promoting students’ attitudes towards nature conservation with a mobile augmented reality approach – the EduPARK game | Rita Rodrigues (CIDTFF), Lúcia Pombo (CIDTFF) & Teresa Neto (CIDTFF) (p.155)
Science Education mobile app integrating an educational data mining framework | Rita Tavares (CIDTFF), Rui Vieira (CIDTFF) & Luís Pedro (pp.155-156)

ver mais