Partilhamos a notícia no Jornal da Universidade de Aveiro sobre o IV Fórum CIDTFF, “Investigação em Educação e Responsabilidade Social: que lugares e possibilidades no CIDTFF?”, que contou com a presença online de cerca de 80 Investigadores.

À semelhança dos anteriores Fóruns do CIDTFF, o IV Fórum procurou desenvolver conhecimento sobre o CIDTFF enquanto coletivo de investigadores e aumentar a sua coesão interna, mas também promover a discussão sobre as dimensões da responsabilidade social presentes na investigação que é feita e que se pretende fazer no CIDTFF, assim como contribuir para a construção de uma estratégia que potencie o impacto social da investigação em Educação, numa perspetiva de RRI.

A Sessão de Abertura do IV Fórum do CIDTFF contou com a presença de Artur Silva, Vice-Reitor para a Investigação, Inovação e Formação de 3º Ciclo, Carlos Fernandes, Diretor do Departamento de Educação e Psicologia, e Maria Helena Araújo e Sá, Coordenadora do CIDTFF.

O evento, num primeiro momento, foi organizado em torno de “Conversas com os autores – sessões paralelas” onde foram debatidos 46 Vídeos, realizados pelos membros do CIDTFF, previamente alocados a cinco eixos:

(i) O papel dos atores educativos: fontes de informação, parceiros, potenciais beneficiários; (ii) Os modos de comunicar investigação em educação: como, quando e para quem; (iii) O significado da Ciência Cidadã na investigação em educação: ponto de partida ou meta; (iv) Os impactos da investigação e a sua sustentabilidade e (v) As relações entre responsabilidade social e ética.

Num segundo momento, Antonio R. Bartolomé (Universidade de Barcelona) Eduardo F. Mortimer (Universidade Federal de Minas Gerais) e Michael Byram (Universidade de Durham), consultores externos do CIDTFF, constituíram o painel sobre “Cruzar olhares: perspetivas dos consultores sobre Investigação e Responsabilidade Social no CIDTFF”.

O final do IV Fórum do CIDTFF foi assinalado pelo lançamento do livro “Percursos da Didática”, da autoria de Isabel Alarcão, com apresentação de Clara Ferrão Tavares (Instituto Politécnico de Santarém).

ver mais