Manuel Santos (CIDTFF) & Vânia Carlos (CIDTFF) | in Proceedings of the CISTI’2020 – 15th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, pp. 1-5

Abstract:

Este estudo enquadra-se na problemática do parco envolvimento dos alunos nas questões relacionadas com a cidadania, enquanto membros de uma comunidade educativa, contextualizando-se numa Escola Secundária do litoral centro de Portugal. Envolverá, igualmente, os alunos inscritos no clube que será dinamizado no Smart School Lab (SSL). Para dar resposta ao problema de investigação – “Como desenvolver estratégias de ciência cidadã com recurso à Internet das Coisas, no âmbito de um SSL, que visem potenciar a cidadania participativa dos alunos?” – recorrer-se-á a estratégias de design-based research (DBR), numa abordagem evolucionária iterativa, alternando entre a ação e a reflexão crítica, com atividades integradoras que alimentarão o processo. Serão coconstruídos entre investigadores, docentes, alunos e comunidade local artefactos e orientações – kits didáticos com conteúdos curriculares transdisciplinares promotores de competências de cidadania participativa, suportados pela eletrónica digital e pela IoT – que deverão perdurar para além do estudo, sendo posteriormente adotados, adaptados e utilizados por outros professores da instituição onde o estudo se realizará. Quanto aos resultados que se esperam com o estudo, salientam-se: a produção de kits didáticos “educação” e “cidadão” que, per se, contribuirão para o bem público com a deteção de problemas a nível ambiental, na cidade alvo do estudo; a incrementação da cidadania participativa dos alunos; e uma tomada de consciência do potencial da IoT por parte dos professores participantes no estudo, no que concerne ao desenvolvimento de capacidades pedagógico-didáticas e socio-comunicativas.

Referência:
Santos, M., Carlos, V. (2020). Smart School Lab e Cidadania Participativa: O potencial da Internet das Coisas. Proceedings of the CISTI’2020 – 15th Iberian Conference on Information Systems and Technologies. 24th-27th june (online), (1-5). https://ieeexplore.ieee.org/document/9140860