Marcus Vinicius Martinez Piratelo, Sergio De Mello Arruda, Nilza Maria Vilhena Nunes da Costa (CIDTFF) & Marinez Meneghello Passos | Educação em Revista, 36(e222681), pp. 1-21
Resumo:
“Este artigo apresenta resultados de um estudo realizado a respeito da ação docente de dois professores em uma escola de 1º ciclo em Portugal. Os fundamentos metodológicos que conduzem a coleta e a organização dos dados baseiam-se nos procedimentos indicados pela Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2011). As aulas dos professores foram analisadas utilizando-se de uma forma de organização dos dados provenientes de dois instrumentos analíticos distintos: a Matriz do Professor, de Arruda e Passos (2017), e o Quadro intitulado “os objetivos e motivos da ação”, de Tardif e Lessard (2008). Foi possível identificar as categorias de ação docente realizadas pelos professores e a frequência dessas categorias de ação. Por meio de uma nova maneira de organizar os dados foi possível concluir que o ambiente de sala de aula e o estilo pedagógico de cada professor podem ser fatores decisivos para as ações desempenhadas em classe.”
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Referência:
Piratelo, M. V., de-Mello-Arruda, S., Costa, N., & Passos, M. M. (2020). Um estudo sobre as Ações Docentes em uma escola de 1º Ciclo em Portugal. Educação em Revista, 36(e222681), 1-21. https://doi.org/10.1590/0102-4698222681