Ana Rita Gorgulho (CIDTFF), Nilza Costa (CIDTFF) & Leonor Santos (CIDTFF) | Estudos em Avaliação Educacional, v. 31, n. 77, pp.1-25

Resumo:

“Neste artigo analisam-se conceções e práticas relatadas de 19 professores de Língua Portuguesa em São Tomé e Príncipe, como ponto de partida de uma oficina de formação. Numa abordagem qualitativa, privilegiou-se a análise de conteúdo dos dados de diversas fontes (questionário, reflexões em diário de bordo e registos da investigadora). Os principais resultados revelam que o ensino e a avaliação da produção escrita não estão totalmente ausentes das práticas destes professores, mas esta é ocasional e frequentemente não programada, resultando em constrangimentos. Crendo que lacunas de formação dos professores sobre avaliação têm influência nas conceções e práticas, defende-se que a formação contínua, partindo das necessidades dos professores, contribuirá para o seu desenvolvimento profissional.”

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Referência:
Gorgulho, A. R., Costa, N., & Santos, L. (2020). Conceções e práticas de avaliação da escrita: formação em São Tomé e Príncipe. Estudos em Avaliação Educacional, v. 31, n. 77, 1-25. http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/7667