O Encontro Internacional “A voz dos professores de Ciências & Tecnologias” (VPCT2020), realiza-se online entre os dias 5 e 7 de novembro, conta com a participação de vários investigadores do CIDTFF, na coordenação e organização do evento, na moderação de sessões e com comunicações e posters.

Damos a conhecer os contributos da (co)autoria dos investigadores do CIDTFF:

Comunicações:

Tratamento de uma água por alunos do 5.º ano de escolaridade | Fátima Araújo, J. Bernardino Lopes (CIDTFF), Armando Soares & José Cravino (CIDTFF)

Práticas de ensino de um professor de metodologias do ensino das ciências da natureza: uma possibilidade para o ensino e aprendizagem da (etno)matemática | Nelson F. P. Alves, José Paulo Cravino (CIDTFF) & J. Bernardino Lopes (CIDTFF)

Representações no ensino e aprendizagem da geometria: análise de uma narração multimodal do acervo digital da UTAD | Maria Manuela Amorim Teixeira, José Paulo Cravino (CIDTFF) & J. Bernardino Lopes (CIDTFF)

Uso de recurso tangível como auxílio para aprendizado de uma linguagem de programação | Silvio P. Varandas, J. Bernardino Lopes (CIDTFF) & José P. Cravino (CIDTFF)

O software educativo no processo de ensino e de aprendizagem da Física | Cátia Costa, José P.Cravino (CIDTFF) & J. Bernardino Lopes (CIDTFF)

Análise das características da mediação do professor, recorrendo a recursos educativos digitais, e que influência ocorre no envolvimento dos alunos | Paulo Goncalves, José P.Cravino (CIDTFF) & J. Bernardino Lopes (CIDTFF)

Mediação do professor na utilização de recursos geométricos no ensino de Álgebra Linear | Mariluce O. Silva, José P. Cravino (CIDTFF) & J. Bernardino Lopes (CIDTFF)

Análise da idoneidade didática de uma narração multimodal de aulas de Álgebra Linear| Edson Costa Cruz, José P. Cravino (CIDTFF) & J. BernardinoLopes (CIDTFF)

Pensamento computacional: relatos de experiências nas narrativas multimodais da UTAD | Isabel Cruz, José Paulo Cravino (CIDTFF) & J. Bernardino Lopes (CIDTFF)

Kahoot e Geogebra no apoio à aprendizagem de alunos que frequentam o apoio pedagógico acrescido de matemática | Paula Sofia Nunes, Paulo Martins & Paula Catarino (CIDTFF)

Reflexão sobre a leitura de histórias com história da matemática. Contributos para a aprendizagem da matemática de alunos do 1.º ciclo do ensino básico | João Matos, Ana Paula Aires (CIDTFF) & Cecília Costa (CIDTFF)

Fazer matemática com música -avaliação de atitudes | Ana Silva, J. Bernardino Lopes (CIDTFF) & Cecília Costa (CIDTFF)

Aprendizagens matemáticas no pré-escolar: práticas no recreio | Sara Pereira & Cecília Costa (CIDTFF)

Aprendizagens matemáticas elementares: a mesma tarefa aplicada em dois contextos (creche e jardim-de-infância) | Ana Rita Ribeiro & Cecília Costa (CIDTFF)

Projeto de intervenção educacional -autonomia no processo de aprendizagem: do presencial para o online* | Maria Castelhano**, Beatriz Rodrigo***, Joana Ferreira*** & Daniela Pedrosa (CIDTFF)

(*Este trabalho resulta do projeto que Maria Castelhano, Beatriz Rodrigo, Joana Ferreira desenvolveram na UC de PIE de 2019/2020, enquanto alunas da Licenciatura em Educação Básica da UA;
** Mestrado em Ciências da Educação da Universidade de Coimbra;
*** Estudante do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro)

As applets no ensino e aprendizagem da álgebra, nas aulas online | Ana Paula Gandra, Ana Paula Aires (CIDTFF) &Paula Catarino (CIDTFF)

Relato de práticas de ensino de sistemas de equações lineares no ensino básico | Isabel Teixeira, Maria Manuel Nascimento (CIDTFF), Paula Catarino (CIDTFF) & Cecília Costa (CIDTFF)

Utilização  de  dispositivos  programáveis  para  o  desenvolvimento  de  conhecimentos  e competências do currículo do 1.ºciclo do ensino básicoInês Pacheco, Pedro Rodrigues & António Barbot

O uso da análise textual discursiva para identificar categorias presentes numa universidade frente a múltiplas realidades | Marlúbia Corrêa de Paula, Gleny Terezinha Duro Guimarães, Maria Manuel da Silva Nascimento (CIDTFF) & Ana Emanuelle Lisboa Campos da Silva

Aplicação do jogo da forca no ensino da matemática. relato de uma atividade de sala de aula | Paulo Gonçalves, Armando Soares, Paula Catarino (CIDTFF) & M. Cabral Reis

Posters de investigação:

Sequência didática emish “o efeito dos microrganismos na saúde humana”: da concepção à avaliação de um projeto de intervenção | Ana Carvalho* & Cecília Guerra (CIDTFF)

A sequência didática “observa, percebe e age”: uma proposta para a promoção da educação sexual em ciências naturais | Inês Ferreira* & Cecília Guerra (CIDTFF)

(* Estudante do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro)

Estão responsáveis pela moderação de sessões, as investigadoras do CIDTFF, Ana Paula Aires (UTAD), Cecília Costa (UTAD), Daniela Pedrosa (UA), Maria Manuel Nascimento (UTAD) e Paula Catarino (UTAD), também parte da Comissão Organizadora do evento.

E integram a Comissão Coordenadora do evento, os investigadores do CIDTFF, J. Bernardino Lopes (UTAD) e J. Paulo Cravino (UTAD), que também participam na Comissão Científica.