Já se encontra disponível o e-book “Investigação em educação e responsabilidade social: que lugares e possibilidades no CIDTFF?”, que pretende agregar e disseminar as contribuições dos participantes – investigadores do CIDTFF e alguns parceiros – do IV Fórum do CIDTFF.

ver mais

A quarta edição deste evento interno decorreu a 15 de julho de 2020, e, atendendo aos constrangimentos impostos pela pandemia de COVID-19, decorreu exclusivamente em formato online, contando com a participação simultânea de 80 investigadores, e 46 apresentações em formato de vídeo, disponíveis no canal de youtube do Centro, e reunidas neste livro e organizadas em 5 eixos:

Eixo 1 – O papel dos atores educativos: fontes de informação, parceiros, potenciais beneficiários
Eixo 2 – Os modos de comunicar investigação em educação: como, quando e para quem?
Eixo 3 – O significado da Ciência Cidadã na investigação em educação: ponto de partida ou meta
Eixo 4 – Os impactos da investigação e a sua sustentabilidade
Eixo 5 – As relações entre responsabilidade social e ética

Dedicado ao tema da Responsabilidade Social da Investigação (RSI) em Educação no CIDTFF, teve como objetivos:

– Desenvolver conhecimento sobre o CIDTFF enquanto coletivo de investigadores e aumentar a sua coesão interna.
– Promover a discussão sobre dimensões da Responsabilidade Social presentes na investigação que fazemos e que queremos fazer (envolvendo consultores externos).
– Contribuir para a construção de estratégias que potenciem o impacto social da investigação que realizamos, numa perspetiva de Responsible Research and Innovation (RRI).

O programa IV Fórum foi estruturado em quatro grandes momentos: um primeiro, de manhã, dedicado a sessões paralelas de apresentação e discussão dos 46 trabalhos pelos investigadores; o segundo momento teve como objetivo buscar pontos de convergência e divergência a propósito do entendimento de RSI, identificados nas discussões durante a manhã; o terceiro contou com o olhar crítico de 3 dos consultores externos do CIDTFF sobre os trabalhos apresentados, e com o objetivo de apoiar a construção da agenda futura do CIDTFF; e culminou com o lançamento do livro “Percursos de Didática” de Isabel Alarcão.

– – – – –

Referência:
Araújo e Sá, M. H. (coord.) (2020). Investigação em educação e responsabilidade social: que lugares e possibilidades no CIDTFF?. UA Editora. http://dx.doi.org/10.34624/ms4w-r031