Realiza-se, no dia 2 de fevereiro de 2021, o lançamento oficial do programa de I&I, Horizonte Europa, o Programa-Quadro da Comissão Europeia para o financiamento de I&I durante o período entre 2021 e 2027.

O evento decorrerá online, no contexto da Presidência Portuguesa do Conselho da EU, e é organizado em estreita colaboração com a Comissão Europeia.

O documento de contexto e o programa provisório estão disponíveis em www.perin.pt/ (em contínua atualização). Estarão presentes oradores de toda a Europa (investigadores, líderes empresariais e responsáveis políticos e governamentais) com o objetivo de mobilizar toda a Europa para o programa “Horizonte Europa, 2021-27” e para a sua articulação com os programas nacionais de recuperação e resiliência, em preparação no âmbito do programa “Next Generation EU, 2021-26”.

Durante o evento serão particularmente apresentadas e discutidas ideias para a promoção da dupla transição verde e digital em toda a Europa, em associação com uma recuperação resiliente através de um Espaço Europeu da Investigação – ERA renovado.

No caso de Portugal, a coordenação e divulgação da estratégia de reforço da participação nacional no programa “Horizonte Europa, 2021-27”​ é feita através da Rede PERIN- “Portugal in Europe Research and Innovation Network”, que inclui as principais agências financiadoras e promotoras, designadamente a FCT, a ANI, a AICIB, a PT Space, a Agência ERASMUS e a DGES, em estreita articulação com os gabinetes de promoção dos programas europeus nas instituições académicas e de investigação, assim como em empresas, associações empresariais e centros de incubação de empresas e de interface.

Recorde as notícias sobre o Horizonte Europa que temos vindo a partilhar: