boletim BIO-SÍNTESE de janeiro de 2021, do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, divulga a recente parceria entre a COBI (COleção BIológica de Investigação) e o projeto “Empowering science communication in educational research: a path for sustainable innovations in education” (EmpowerScienceEDU), coordenado pela investigadora Cecília Guerra (CIDTFF, DEP, UA), que tem em vista o desenvolvimento de atividades de comunicação em ciência em contexto escolar.

A Coleção Biológica de Investigação (COBI) de apoio à investigação, do Departamento de Biologia da universidade de Aveiro, é um repositório de espécimes de história natural, e material complementar que inclui metadados, imagens digitais, ilustrações científicas, bases de dados biogeográficos e moleculares, entre outros. Tem como missão promover o conhecimento sobre os ecossistemas marinhos através do apoio a estudos taxonómicos, genéticos, biogeográficos e evolutivos e actividades de disseminação e extensão à comunidade. Informação mais detalhada sobre a COBI pode ser consultada no boletim BIO-SÍNTESE de janeiro de 2021, do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro.

O projeto EmpowerScienceEDU parte do papel crucial da comunicação em ciência (CC) na promoção da compreensão pública dos avanços (e recuos) da investigação científica, tendo presente que a investigação sobre ações de CC em Didática e Tecnologia Educativa (DTE) tendo em conta diferentes públicos (ex. sociedade em geral, comunidade educativa, comunidade científica, comunidade política), permanece (ainda) pouco explorada.

Tem como objetivos: i) catalogar o conhecimento científico produzido em CC, especificamente no que diz respeito a ações de disseminação e exploração dos resultados de investigação em DTE; e ii) criar as condições para a constituição de uma rede internacional com agentes-chave em educação (ex. investigadores em DTE, formadores, professores, estudantes) a fim de desenvolver ações e ferramentas de CC em DTE, contribuindo com novos percursos para sustentar as inovações educativas resultantes da investigação científica.

O projeto tem como tarefas (que vão ao encontro ao propósito desta colaboração):

– Elaboração de uma revisão de literatura relacionada com comunicação em ciência para diferentes públicos (sociedade, comunidade educativa, política,…).

– Colaboração na elaboração de atividades investigativas em andamento (por exemplo, conceção de sequências didáticas para o ensino e aprendizagem das Ciências do Ensino Básico).

– Colaboração na organização de eventos relacionados com comunicação em ciência para diferentes públicos (sociedade, comunidade educativa, política, …).

– Colaboração na produção científica.

Para elaboração destas tarefas, o projeto conta com a participação de duas estudantes do Departamento de Educação e Psicologia integradas no Programa de Iniciação Científica de jovens estudantes em Educação – PIC-Edu 2020/2021, promovido pelo CIDTFF: Sofia Marques, estudante do 1º ano do Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (1ºano); e Daniela Marques, do 2º ano do Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.

Boletim informativo Bio-síntese, Número 8