O Projeto EmpowerScienceEDU e a COBI-DBUA celebram o “Dia Internacional da Biodiversidade” (ONU; https://www.cbd.int/idb/) a 22 de maio de 2021 com a divulgação do Science Cartoon “Diversidade de poliquetas ao largo de Aveiro”.

Este recurso inovador de Comunicação de Ciência é parte integrante de uma sequência didática que explora os conteúdos do artigo científico ” Polychaeta (Annelida) from the continental shelf off Aveiro (NW Portugal): Species composition and community structure“(1), o qual resultou de uma expedição oceanográfica destinada ao estudo da comunidade de invertebrados marinhos existentes no fundo do mar, numa área limitada entre a costa e o bordo da margem continental ao largo de Aveiro.

Assumindo a importância de se potenciar a articulação entre as vertentes de ensino, investigação e ligação com a sociedade, criando ‘pontes’ entre a investigação científica realizada no CIDTFF e no CESAM, uma equipa multidisciplinar constituída por Cecília Guerra (2), Ascensão Ravara (3) e duas estudantes do DEP – Marina Mota (4) e Daniela Marques (5) – procurou mobilizar o conhecimento científico sobre taxonomia e a Biodiversidade aplicando-o em atividades de comunicação em ciência, em contexto escolar, tendo por base a COBI, numa lógica inter/multi/transdisciplinar.

A validação didática do Science Cartoon contou com a colaboração de Teresa Neto (Investigadora do CIDTFF) e Joaquim Pinto (Professor da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré), orientadores de PPS/SOE da Daniela Marques. O Science Cartoon “Diversidade de poliquetas ao largo de Aveiro” será explorado pela Daniela Marques na disciplina de Matemática, envolvendo uma turma de 28 alunos do 10.º ano de Ciências Socioeconómicas da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré, recolhendo informação que permita avaliar a qualidade deste recurso, enquanto instrumento de Comunicação e Educação em Ciência.

Mais informação sobre a parceria com a COBI em: https://blogs.ua.pt/cidtff/?p=34962

– – – – –

(1) Ravara, A., & Moreira, M. H. (2013). Polychaeta (Annelida) from the continental shelf off Aveiro (NW Portugal): Species composition and community structure. Check List9(3), 533-539. https://www.biotaxa.org/cl/article/view/9.3.533

(2) Cecília Guerra – Investigadora do CIDTFF e Coordenadora do Projeto EmpowerScienceEDU – Empowering Science Communication in Educational Research: a path for sustainable innovations in education)

(3) Ascensão Ravara – Investigadora do CESAM/CEDC e Curadora da COBI-UA.

(4) Marina Mota – Designer e Bolseira de doutoramento da FCT (2020.07278.BD) no Departamento de Educação e Psicologia, UA.

(5) Daniela Marques – Estudante do 2º ano do Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e Bolseira de iniciação a investigação integrada no Programa de Iniciação Científica de jovens estudantes em Educação – PIC-Edu 2020/2021, promovido pelo CIDTFF.