Diana R. Soares (CIDTFF), Isabel Abrantes, Pedro M. Callapez & Betina Lopes (CIDTFF) | Uma visão holística da Terra e do espaço nas suas vertentes humanas e naturais – uma homenagem à professora Celeste Romualdo Gomes, vol. 2, pp. 495-524

Resumo:

A Educação em Ciências é fundamental para responder e minimizar desafios globais e locais do presente e do futuro. Por isso, é necessário assegurar uma formação de qualidade dos professores de Biologia/Geologia, em Portugal e no Mundo. Neste capítulo apresentam-se os resultados e as conclusões da análise documental feita a 39 relatórios de estágio pedagógico de (futuros) professores de Biologia/Geologia produzidos entre 2009 e 2019, no âmbito do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da Universidade de Coimbra. Estes relatórios podem ser considerados como um espaço de formação central no desenvolvimento profissional de um professor. Assim, numa perspetiva global do trabalho realizado pela Universidade de Coimbra na área da formação dos professores de Biologia/Geologia, ao longo de uma década, a análise de conteúdo foi determinante para a identificação de fatores que definem a escola de pensamento/identidade curricular da mesma. Esta análise foi baseada em três dimensões: 1) Área(s) de saber sustentador(es) (título e palavras-chave); 2) Estratégias e abordagens de ensino das ciências (resumo, metodologia e objetivos) e 3) Desenvolvimento profissional (resumo e conclusões). Os resultados demonstram que, na Universidade de Coimbra, a formação dos estudantes se destaca pela exemplar preparação ao nível do saber específico (dimensão 1); ainda existe uma reduzida utilização do relatório “V de Gowin” durante o estágio, apesar do forte investimento nesta estratégia ao nível das unidades curriculares do mestrado (dimensão 2). Verificou-se igualmente grande importância atribuída ao estágio pedagógico pelos estudantes para a iniciação do seu processo de desenvolvimento na prática docente (dimensão 3). Partindo da problematização dos resultados emergentes, são apresentadas interrogações específicas no âmbito da Educação em Ciências, nomeadamente sobre a relação estreita entre a formação inicial de professores e a necessidade de diversificar e comunicar ciência. Procura-se, desta forma, contribuir para transformar o Mundo através do ensino das Ciências Naturais, numa sociedade de justiça e igualdade, em que ninguém fica para trás.

Referência:
Diana R. Soares, Isabel Abrantes, Pedro M. Callapez, & Betina Lopes (2020). De trás para a frente: um retrato da Universidade de Coimbra na formação de Professores de Biologia & Geologia. I. Abrantes, P. M. Callapez, G. P. Correia, E. Gomes, B. Lopes, F. C. Lopes, E. Pires, & A. Rola (Eds.), Uma visão holística da Terra e do espaço nas suas vertentes humanas e naturais – uma homenagem à professora Celeste Romualdo Gomes (vol. 2, pp. 495-524). Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra. http://doi.org/10.5281/zenodo.4410945