Rosa Maria Faneca, investigadora do CIDTFF, participou, no passado dia 23 de abril, 2021, no seminário “A inclusão dos estudantes de origem imigrante” organizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) no âmbito do Projeto A Diversidade Faz a Força (Strength through Diversity).
O Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação e com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da Comissão Europeia, participa no projeto da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) denominado A Diversidade Faz a Força: Revisão da Educação Inclusiva em Portugal.
Este seminário reuniu especialistas nos temas de migrações e inclusão de crianças e jovens de origem imigrante na educação. O objetivo principal do seminário pretendeu gerar uma discussão sobre (1) os principais desafios que os alunos enfrentam e (2) oportunidades e possibilidades para promover a sua inclusão no sistema educativo português. A discussão abordou também subtemas tais como a preparação de professores e a conceptualização e operacionalização do diálogo intercultural na educação.
O Projeto A Diversidade Faz a Força (Strength through Diversity) trata do tema da educação inclusiva, analisando as iniciativas políticas e práticas dos países membros da OCDE para a inclusão de todos os alunos.
A Investigadora do CIDTFF foi convidada por Maria João Horta, Diretora-Geral Adjunta para a Educação na DGE, e Filomena Pereira, Diretora da Direção de Educação Especial e Apoio Socioeducativo na DGE, para participar em seminários e entrevistas.
Parabéns e muito sucesso.