Carlos Henrique Silva de Castro, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), realizará um estágio de pós-doutoramento na Universidade de Aveiro sob supervisão de Helena Araújo e Sá, investigadora do CIDTFF.

Com o projeto intitulado “Design Instrucional para contextos periféricos: comunidades dialógicas e formação de professores” – que explora o tema do design instrucional para educação a distância, comunidades dialógicas e formação de professores – , o estágio iniciará a 1 de setembro de 2021 e terá uma duração prevista de 12 meses.

Carlos de Castro é Professor e investigador em Linguística Aplicada na UFVJM, Licenciado em Letras, e dedica-se à Licenciatura em Educação do Campo e ao Mestrado Profissional Interdisciplinar em Ciências Humanas na mesma instituição.

O projeto de estágio de pós-doutoramento nasce da necessidade de se investir em investigações que envolvam as tecnologias digitais na educação, bem como os processos de aprendizagem por elas mediados, necessidade revigorada e acelerada no contexto da pandemia da covid-19.

O trabalho desenvolvido nesse sentido, dá continuidade à investigação que desenvolve desde 2007, no âmbito das questões sobre tecnologias digitais, comunidades virtuais, literacia e formação de professores.

O principal objetivo deste estágio é rever e apresentar um novo “Manual de Instrução para Construção de Cursos On-Line”, produto da dissertação de mestrado concluído em 2010 pelo investigador, que vai ao encontro das necessidades da UFVJM e seus sujeitos, a partir das experiências do próprio e da leitrua das prática da UFVJM e do projeto “A Raia”.

Adicionalmente, os resultados devem ser apresentados em eventos científicos, assim como incentivar o aparecimento de novas investigações sobre o tema na UFVJM.