As investigadoras do CIDTFF Raquel Ramos e Aida Figueiredo, e Ana Coelho (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra) são coautoras do poster intitulado “Articulação de práticas educativas em contextos exterior e interior na Educação Pré-Escolar: Inovar e Formar” apresentado no passado dia 28 de maio, 2021, no Congresso Internacional “Observatório para o Futuro da Educação de Infância” (OFEI).
Resumo (Submetido e aceite em Arbitragem Científica):
A presente investigação de doutoramento em curso propõe-se a conceber, implementar e avaliar um programa de formação colaborativa (PFC), em formato online, em Educação Pré-Escolar (EPE), integrado no projeto “Limites Invisíveis: Educação em Ambiente Natureza” (LI) e com os Jardins-de-Infância (JI) que nele participam. Face ao contexto de pandemia atual e no sentido de assegurar a segurança e distanciamento de 5 educadoras participantes, duas dos LI e três de um JI, desenvolveu-se uma plataforma de apoio – “Crescer sem Muros”. O PFC tem como finalidade articular as práticas educativas das educadoras dos diferentes contextos.
Através de um estudo de caso, de natureza qualitativa, pretende-se avaliar os contributos do PFC referido, por um lado, na reorientação das conceções e práticas educativas das 5 educadoras antes e após a sua participação no PFC, recorrendo-se a múltiplas técnicas de recolha e tratamento de dados – diário do investigador, análise documental, entrevistas semiestruturadas, observação participante, registos escritos, fotográficos e em vídeo e análise de conteúdo com apoio do software WebQDA, e, por outro lado, na qualidade das experiências desenvolvidas com 16 crianças, através da aplicação da escala de bem-estar emocional e implicação de Portugal e Laevers (2018), antes, durante e após o PFC.
O estudo poderá contribuir para o desenvolvimento de estratégias inovadoras em contextos diversificados, através do trabalho colaborativo e articulado entre profissionais – investigadora, coordenadoras, educadoras e especialistas nacionais e internacionais em educação em ambiente natureza. Em última análise, a pertinência deste projeto advém da necessidade de investigação, formação e intervenção na área, bem como do contributo e implicações que aspira alcançar na qualidade das ofertas educativas e formativas em Portugal.