Entre os dias 16 e 18 de setembro 2021, decorrerá online o XIX Encontro Nacional de Educação em Ciências e IV International Seminar on Science Education, que conta com contributos de investigadores do CIDTFF que damos a conhecer.
O painel “Educação em ciências: balanço e perspetivas”, de dia 16 de setembro, conta com a presença dos investigadores do CIDTFF António Cachapuz e Isabel P. Martins.
No dia 17 de setembro, as investigadoras do CIDTFF Lúcia Pombo e Ana V. Rodrigues são convidadas da Mesa Redonda dedicada ao tema “Educação em Ciências em contexto não formal”; e Teresa Bettencourt e J. Bernardino Lopes participarão na mesa redonda “Educação em Ciências – onde publicar?”, como editores, respetivamente, das revistas científicas online em acesso aberto Indagatio Didactica e Revista APEduC.
Diana Soares (CIDTFF), Betina Lopes (CIDTFF), Isabel Abrantes & Mike Watts, são coautores da comunicação intitulada “Formação inicial de professores de Ciências em África: um retrato através de Revisão Sistemática da Literatura”, que integra a sessão paralela 1 de trabalhos de investigação e relatos de prática, dedicada aos temas “Educação em Ciências no Ensino Secundário” e “Educação em Ciências na Formação de Professores”.
“Incursões na prática – perceção de futuros professores e educadores sobre o valor formativo da interação entre contextos formais e não formais” das investigadoras do CIDTFF, Fátima Paixão e Fátima Regina Jorge; “Perceção do corpo de pessoas idosas: concepções de futuros/as gerontólogos/as” por Ana Frias (CIDTFF) e Filomena Teixeira (CIDTFF); e “Novas configurações nas relações de género e sexualidade na escola: uma investigação-ação com docentes e estudantes do ensino secundário” da coautoria de Marcus Vinicius Junior, Filomena Teixeira (CIDTFF), Ana V. Rodrigues (CIDTFF) e Tatiana Galieta Nacimento integraram a sessão paralela 3 do evento.
Fábio Ribeiro, Rui Marques Vieira (CIDTFF) e Pedro Almeida participaram com a comunicação “Atividades de Ciências dinamizadas com suporte a Tecnologia” sobre “Educação em Ciênicas e Tecnologias Digitais” na sessão paralela 5; e Ana Rita Neto Ribeiro e Mónica Seabra (CIDTFF) apresentaram “Conceções sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade de alunos do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico”, integrada no tema “Educação em Ciências no Ensino Básico” na sessão paralela 6.
A sessão paralela 7 contou com a comunicação intituulada “AUTOSTEM na formação inicial de educadores/as e professores/as dos 1º e 2º ciclos: relato de oficinas” por Piedade Vaz-Rebelo, Filomena Teixeira (CIDTFF), Graça Bidarra, Conceição Costa, Dulce Vaz (CIDTFF) e Anália Santos,
Patrícia Christine Silva (Universidade de Aveiro, DEP, CIDTFF), Ana V. Rodrigues (Universidade de Aveiro, DEP, CIDTFF) e Paulo Nuno Vicente (Universidade Nova de Lisboa, iNOVA MEDIA LAB) são coautores da comunicação oral intitulada “Aprendizagens essenciais do currículo português e aprendizagens previstas no TIMSS 2019: encontros e desencontros”. Dedicado ao tema “Transversalidades: diálogos e interações”, pretende abordar a Educação em Ciências, dialogando e interagindo com outras áreas do conhecimento, de forma a evidenciar os seus contributos para uma cidadania plural, solidária, interveniente e responsável.
As comunicações orais “Aprendizagem baseada na resolução de problemas no E@D: desenvolvendo competências do Séc.XXI” por Daniela Simões, Dorinda Rebelo (CIDTFF) e Teresa Bettencourt (CIDTFF), e “A Covid-19: um contexto para a abordagem interdisciplinar no ensino secundário” da autoria de Dorinda Rebelo (CIDTFF), Maria Rodrigues e Jorge Bonito (CIDTFF), integraram as sessões paralelas 9 e 10, respetivamente.
António Cachapuz, Isabel P. Martins e Luís Marques integram ainda a Comissão Científica Honorária do XIX ENEC | IV ISSE; a comissão organizadora conta com a presença de Filomena Teixeira, Fátima Paixão, Ana Carolina Frias e Dulce Vaz; e fazem parte da Comissão Científica, Filomena Teixeira, Alcina Mendes, Ana V. Rodrigues, Antonio Mateos Jimenez, J. Bernardino Lopes, Dorinda Rebelo, Fátima Paixão, Fátima Regina Jorge e Rui Marques Vieira.