No seguimento de anteriores colaborações com o Hospital Sírio-Libanês (HSL) de São Paulo-Brasil, a investigadora do CIDTFF Idália Sá-Chaves foi entrevistada por Roseli Ferreira da Silva (HLS) coordenadora e formadora no âmbito do Programa de Formação do Instituto de Ensino e Pesquisa desta mesma instituição.
As temáticas abordadas recaem sobre a natureza epistemológica, valor pedagógico e atualidade da estratégia de formação Portefólio Reflexivo e fundamentam a sua importância na melhoria dos perfis de formação vinculada aos processos de humanização das relações interpessoais na educação e na saúde.
A entrevista foi realizada no contexto da formação Facilitadores de Aprendizagem do “Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde” (PROADI-SUS) do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do Hospital Sírio-Libanês, em parceria com o Ministério da Saúde em cursos de formação oferecidos a 40 cidades por todo o Brasil. É chamado Projeto DGPSUS- Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no SUS.
Da colaboração da investigadora com o Programa de Formação Docente do HSL destacamos a sua mais recente palestra online intitulada “Atuando como educador no contexto atual: O papel do educador e sua relação com o educando”, que decorreu a 21 de janeiro de 2021 e contou com cerca de 100 participantes, entre os quais profissionais de saúde que trabalham na formação de residentes em saúde e docentes do Ensino Superior, também na área da saúde.
Encontrar a Doutora Roseli Silva e a Doutora Idália Sa-Chaves nas redes sociais conversando sobre os frutos do uso do Portifolio Reflexivo na sala de aula de cursos no campo da Educação para a Saúde foi o melhor presente que eu poderia ganhar nesta altura da vida. Há vinte anos atrás eu descobria em Portugal , na Universidade de Aveiro, no Centro de Investigação CIFOP, o que mudaria o meu percurso de formação profissional: estudos sobre didática escolar e formação de professores. A compreensão que eu passei a ter ao conhecer estes estudos, um dele os da Doutora Idalia permitiu- me compreender a natureza humana do conhecimento e de que forma a ciência se faz instrumento do pensamento e da formação profissional. Desde então passei a utilizar o Portfólio Reflexivo na sala de aula. Eu ministrava aulas de Fisiologia Humana e utilizava animais nas aulas de laboratório. Desde então abandonei essa minha didática e passei a construir conhecimento sobre o Ensinar e o aprender esta ciência, a Fisiologia Humana, para formar Fonoaudiólogos (eu ministrava aulas junto ao Departamento de Fonoaudiologia da Unesp de Marília). Sim, posso hoje afirmar que o uso de Portofiio Reflexivo na sala de aula é ferramenta de Didática formativa !
Querida Viviane um prazer também ouvir você neste espaço . Abcs