No seguimento de anteriores colaborações com o Hospital Sírio-Libanês (HSL) de São Paulo-Brasil, a investigadora do CIDTFF Idália Sá-Chaves foi entrevistada por Roseli Ferreira da Silva (HLS) coordenadora e formadora no âmbito do Programa de Formação do Instituto de Ensino e Pesquisa desta mesma instituição.

As temáticas abordadas recaem sobre a natureza epistemológica, valor pedagógico e atualidade da estratégia de formação Portefólio Reflexivo e fundamentam a sua importância na melhoria dos perfis de formação vinculada aos processos de humanização das relações interpessoais na educação e na saúde.

A entrevista foi realizada no contexto da formação Facilitadores de Aprendizagem do “Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde” (PROADI-SUS) do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do Hospital Sírio-Libanês, em parceria com o Ministério da Saúde em cursos de formação oferecidos a 40 cidades por todo o Brasil. É chamado Projeto DGPSUS- Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no SUS.

Da colaboração da investigadora com o Programa de Formação Docente do HSL  destacamos a sua mais recente palestra online intitulada “Atuando como educador no contexto atual: O papel do educador e sua relação com o educando”, que decorreu a 21 de janeiro de 2021 e contou com cerca de 100 participantes, entre os quais profissionais de saúde que trabalham na formação de residentes em saúde e docentes do Ensino Superior, também na área da saúde.

ver entrevista