Cristina Manuela Sá (CIDTFF) | Liberdade, Equidade e Emancipação. Atas do XV Congresso da SPCE, pp. 590-599

Resumo:

Os cidadãos do século XXI têm de ser preparados para o local (família, comunidades de dimensões mais ou menos alargadas, país), mas também para o global, admitindo que uma das características centrais da sociedade atual é a sua crescente globalização.

A Educação surge como uma resposta às necessidades de formação criadas pelo exercício de uma cidadania crítica e interventiva nesta sociedade globalizada, entendendo-se que essa preparação tem de se iniciar o mais cedo possível, de preferência já na Educação Pré-Escolar, mas impreterivelmente a partir do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta conceção está no centro das preocupações de todos os que se debruçam sobre a atuação dos profissionais da Educação, a nível internacional e nacional.

O Ensino Superior também tem de preparar os seus alunos para a vida numa sociedade globalizada e essa necessidade reveste-se de particular interesse nos cursos de formação de profissionais da Educação. Pretende-se que reconheçam os contornos da realidade social em que vivem e desenvolvam competências que lhes permitirão “desenhar” percursos em que envolverão os seus futuros alunos, sempre na certeza de que a vida na sociedade atual requer uma constante adaptação.

Assim, propomo-nos, através da análise crítica da formação que proporcionamos a futuros educadores de infância e professores de vários níveis de escolaridade, determinar de que forma a Educação em Português, centrada no desenvolvimento de competências em comunicação oral e escrita em língua materna, pode contribuir para fazer dos estudantes universitários cidadãos mais críticos e interventivos e prepará-los para desempenhar esse mesmo papel junto dos seus futuros públicos. Mais concretamente, faremos a análise de conteúdo de programas de unidades curriculares que lecionamos à luz de categorias relacionadas com a promoção de uma educação para a cidadania global.

ver mais

– – – – –

Referência:
Sá, C. M. (2021) Ensino Superior, Educação em Português e cidadania global. In L. G. Correia & T. Neves (org.), Liberdade, Equidade e Emancipação. Atas do XV Congresso da SPCE (pp. 590-599). EventQualia. https://eu-central-1.linodeobjects.com/evt4-media/documents/Livro_de_Atas_SPCE_2020_V2.pdf