Marina Patrício de Arruda, Rui Marques Vieira (CIDTFF) & Geraldo Antônio da Rosa | Revista Educação em Questão, v. 59, n. 61, pp. 1-23
Resumo:
Este artigo apresenta um estudo de caso que teve por objetivo conhecer o significado atribuído ao termo professor acolhedor e estratégias metodológicas de ensino a ele relacionadas. Tratou-se de um estudo exploratório, descritivo, desenvolvido junto a professores/pesquisadores portugueses cujos relatos atribuíram ao professor acolhedor uma postura prática, ética e responsável ao possibilitar a criação de vínculo e de um ambiente de confiança. Dos relatos veio também a ideia da educação como processo diretamente associado com as emoções; o emocionar como condição para a aprendizagem humana. Concluímos que ao professor acolhedor, cabe o compromisso em adotar práticas humanizadas, saindo de suas disciplinas para dialogar com outros campos de conhecimento abrigando emoções e o protagonismo de alunos no seu próprio desenvolvimento. Além de favorecer a construção de ambientes de confiança que fortaleçam o ato de educar.
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Referência:
de Arruda, M. P., Vieira, R. M., & da Rosa, G. A. (2021) Professores acolhedores: interfaces reflexivas do estágio pós-doutoral em Portugal. Revista Educação Em Questão, 59(61), e-26502. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n61ID26502