Elisabete Peixoto (CIDTFF), Luís Pedro & Rui Marques Vieira (CIDTFF) | Investigar em Educação, 11-12, pp. 179-190

Resumo:

Esta investigação pretende ilustrar como se poderá utilizar o transmedia storytelling para o estudo, no 3.º ciclo do ensino básico, da utilização que o ser humano faz das rochas no quotidiano segundo uma perspetiva Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). O estudo apresentado neste artigo é de natureza predominantemente qualitativa e assenta no educational design research, visto que envolve a conceção, implementação e avaliação de atividades articuladas com os objetivos de aprendizagem. As atividades foram divididas em três fases: antes da saída de campo, saída de campo e depois da saída de campo. Foi criada uma narrativa que acompanhou os alunos na realização de um conjunto de tarefas para, à semelhança do personagem principal, completarem um puzzle online na plataforma Campus. A fase antes da saída de campo teve um carácter preparatório das fases seguintes. Na saída de campo, os alunos demonstraram ter dificuldades na interpretação da informação distribuída em cada estação, mas conseguiram na globalidade identificar as rochas aí existentes. Relativamente à participação na última fase desta investigação esta não se verificou, apesar da maior parte dos alunos referir que possui bons conhecimentos de tecnologias digitais e que as usa numa base diária. Esta investigação poderá contribuir para diversificar os recursos educativos para o ensino das ciências naturais e torná-los mais atrativos, uma vez que os estudos realizados com alunos do ensino básico evidenciam que estes utilizam regularmente as tecnologias digitais no quotidiano.

ver mais

– – – – –

Referência:
Peixoto, E., Pedro, L.., & Vieira, R. M. (2020). Aplicação do transmedia no ensino das Geociências. Investigar em Educação, II série, 11-12, 179-190. http://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/article/view/198