24 janeiro, 2022 | 9h30 | Sala de Atos Académicos, Edifício da Reitoria, Universidade de Aveiro

Realizam-se no dia 24 de janeiro de 2022, pelas 9h30, na sala de Atos Académicos do edifício da Reitoria da Universidade de Aveiro, as provas do Programa Doutoral em Multimédia em Educação, de Elisabete Maria Rodrigues Peixoto, com o título “Utilização do transmedia no ensino das Geociências”.

Elisabete Peixoto é orientada pelos investigadores Luís Pedro (DigiMedia, Departamento de Comunicação e Artes, Universidade de Aveiro) e Rui Marques Vieira (CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro).

Resumo:

Com a presente investigação pretendeu-se desenvolver (conceber, produzir, implementar e avaliar) um conjunto de atividades transmedia para a abordagem de um dos temas da disciplina de Ciências Naturais do ensino básico. Estas atividades, consentâneas com a perspetiva CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade), pretendiam contribuir para a diversificação dos recursos educativos para o ensino e aprendizagem daquela disciplina e o desenvolvimento, nos estudantes, de competências cruciais, incluindo na cidadania.

Estas atividades foram divididas em três fases, nomeadamente antes da saída de campo, na saída de campo e depois da saída de campo. As atividades em causa foram enquadradas numa narrativa transmedia relacionada com a utilização que o Ser Humano faz das rochas no quotidiano, cujo objetivo final se prendia com a construção online de um puzzle na plataforma Campus e, em casos pontuais, a recolha de crachás digitais.

Este estudo, de natureza predominantemente qualitativa, assenta na metodologia educational design research, uma vez que envolve a conceção, desenvolvimento e avaliação de um conjunto de atividades segundo um processo cíclico e reflexivo.

A investigação contou com a participação de 104 alunos, 21 no primeiro ciclo de investigação e 83 no segundo ciclo de investigação, que frequentavam, respetivamente, os 7.º e 5.º anos de escolaridade. Na fase inicial da investigação foram analisadas as características didático-pedagógicas dos recursos educativos existentes para aquela disciplina e aplicado aos estudantes um questionário que pretendia determinar as suas práticas digitais. A fase antes da saída de campo era essencialmente introdutória e destinou-se a fornecer informação aos alunos acerca do modo de funcionamento das atividades em que estavam a participar. A fase saída de campo envolveu a realização de uma saída de campo, na proximidade da escola dos alunos, em que estes tinham de realizar um conjunto de tarefas, concretamente registar em foto e numa folha de registos fornecida previamente para o efeito. Esta informação era partilhada na fase depois da saída de campo com os restantes alunos num grupo fechado da plataforma Campus.

A análise efetuada aos dados recolhidos através de diferentes instrumentos sugere que os alunos evidenciaram possuir algumas competências em áreas como “relacionamento interpessoal”, “saber científico, técnico e tecnológico” e “informação e comunicação”, embora neste caso as mesmas possam ser consideradas reduzidas.

Desta forma, as atividades transmedia desenvolvidas constituem um contributo para o conhecimento sobre o modo como estas podem ser desenvolvidas e implementadas, nomeadamente no ensino básico.