A edição especial subordinada ao tema “Pluricentrismo linguístico do português: perspectivas para o ensino e a formação de professores(as)”, tem coeditora a investigadora do CIDTFF, Sílvia Melo-Pfeifer e encontra-se a aceitar submissões até 30 de março, 2022.

Este número temático procura promover novas reflexões e debates sobre o pluricentrismo linguístico do português, com especial atenção para as diferentes dimensões éticas, políticas, teóricas e metodológicas que orientam o ensino e a formação de professore(a)s, em diferentes contextos de atuação no mundo.

Eixos temáticos:

– Políticas linguísticas em contexto do pluricentrismo do português
– Língua, cultura, identidade e ensino pluricêntrico do português
– Políticas de currículo para o ensino de Português Língua Pluricêntrica (PLP)
– Perspectivas plurilingues, interculturais e críticas no ensino de PLP na formação de professore(a)s
– Pluricentrismo linguístico e intercompreensão
– Descolonização/decolonização do ensino da língua portuguesa na formação de professore(a)s
– Abordagens e práticas de sala de aula de ensino de português numa perspectiva pluricêntrica
– Contextos de ensino de português e pluricentrismo linguístico: PLE, PL2, PLA, PLH, PLAc.
– Desenvolvimento de materiais e recursos para o ensino de PLP
– Pluricentrismo linguístico e ensino on-line do PLP
– Formação inicial e continuada de professore(a)s de PLP
– Atitudes e crenças de professore(a)s e aluno(a)s sobre o pluricentrismo do português e o seu ensino

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“Estudos Linguísticos e Literários” é uma revista científica dos programas de pós-graduação em Língua e Cultura (PPGLinC) e Literatura e Cultura (LitCult), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil.