Carolina Simões (CIDTFF), Pedro Valente (CIDTFF), Ricardo Torres (CIDTFF) & Sara Santos (CIDTFF) | Internet Latent Corpus, v. 11, n. 2, pp. 50-65

Resumo:

O presente artigo surge da premência da promoção do desenvolvimento do pensamento crítico na sociedade, conforme vários documentos orientadores têm vindo a referir nos últimos anos. Uma das formas de potenciar este tipo de pensamento é através do recurso a diários de bordo, instrumentos utilizados no âmbito da metodologia de investigação. Por este motivo, procurámos responder à questão “Em que medida o pensamento crítico se encontra refletido em diários de bordo redigidos no âmbito da investigação qualitativa?”. Para tal, delineámos os seguintes objetivos: (i) identificar diários de bordo de natureza investigativa; (ii) analisar os diários de bordo selecionados de acordo com os níveis cognitivos preconizados na taxonomia de Bloom; e (iii) discutir como o pensamento crítico se encontra refletido nos diários de bordo. Neste estudo, de natureza qualitativa e assente no paradigma interpretativo, procedemos à pesquisa no Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) e à posterior análise de conteúdo categorial de nove diários de bordo, datados entre os anos 2020 e 2021, e elaborados no contexto da área da educação. As categorias de análise foram desenvolvidas a partir dos níveis de pensamento dispostos na taxonomia de Bloom. Os resultados demonstram que os diários de bordo ilustram uma maior concentração do pensamento dos autores nos níveis de ordem inferior, nomeadamente no “conhecimento” e na “compreensão”. Neste sentido, fica patente a necessidade de sustentar o recurso aos diários de bordo em referenciais da especialidade que incitem ao desenvolvimento do pensamento crítico, mitigando possíveis incongruências entre as vertentes teórica e praxeológica.

Palavras-chave: diário de bordo, pensamento crítico, processos cognitivos, metodologias de investigação.

ver mais

– – – – –

Referência:
Simões, C., Valente, P., Torres, R., & Santos, S. (2022). A (in)existência do pensamento crítico em diários de bordo: Uma análise categorial no contexto de investigação qualitativa. Internet Latent Corpus, 11(2), 50-65. https://doi.org/10.34624/ilcj.v11i2.25321