Foi aprovado para financiamento o projeto Erasmus+ DIGI-PROF, ”Transparent Assessment for Online Learning by Digitally Competent Professors”, uma parceria estratégica internacional na qual participa uma equipa de investigadores do CIDTFF.

DIGI-PROF teve início em janeiro de 2022, tendo tido o seu primeiro encontro, em formato online, entre os dias 27 e 28 desse mês, e prevê-se que termine em dezembro de 2024.

Tendo em mente problemas relacionados com a preparação das instituições de Ensino Superior (HEI) para o ensino online, assim os desafios significativos para os professores destas instituições ao nível da avaliação online dos resultados da aprendizagem, monitorização, envolvimento e apoio aos estudantes, o DIGI-PROF pretende abordar estas questões, transversais a nível internacional, e utilizar os recursos DigCompOrg e DigCompEdu para desenvolver uma metodologia e guiões para professores do Ensino Superior, rever a estratégia de avaliação para a aprendizagem online, para monitorizar, apoiar e envolver os estudantes online, analisando provas, dados, planeamento e fornecendo feedback atempado.

O projeto é coordenado pela Vytautas Magnus University (Lituânia), e tem como parceiros Duale Hochschule Baden-Württemberg Heilbronn (Alemanha), Eden Digital Learning Europe Mittetulundusühing (rede europeia), Fundacio per a la Universitat Oberta de Catalunya (Espanha), Universidade de Aveiro (Portugal) e Uniwersytet Slaski (Polónia).

Do CIDTFF/Universidade de Aveiro, integram a equipa os investigadores Ana Balula, António Moreira, Nilza Costa e Sandra Vasconcelos.