No Dia Internacional da Mulher, a Euclid Network (EN) revela a lista “Top 100 Women in Social Enterprise 2022”, que dá a conhecer líderes em empreendedorismo social e inovação, e entre as quais se encontra a investigadora do CIDTFF, Betina da Silva Lopes.

Betina da Silva Lopes é desde 2015, investigadora contratada no CIDTFF da Universidade de Aveiro, sendo responsável por diversas unidades curriculares de mestrado e doutoramento de Departamento de Educação e Psicologia. O seu mais recente projeto financiado intitula-se “Formação de Professores de Ciências em países de Língua Portuguesa da região de África, Caraíbas e Pacífico (ACP) envolvendo Instituições Portuguesas de Ensino Superior como atores de cooperação para o desenvolvimento: capacitação de políticas e práticas através da investigação”.

Ao longo do seu percurso profissional, tem sido colaboradora entusiasta em projetos de divulgação científica, tal como a Cartas com Ciências, da qual o CIDTFF é parceiro, e foi como Coordenadora para o Impacto neste projeto que integrou a lista.

A EN iniciou a iniciativa “Top 100 Women in Social Enterprise 2022” com o intuito de capacitar mulheres líderes na Europa, e celebra, desde 2021, as mulheres no sector das empresas sociais, destacando o seu impacto, jornada e realizações, ligando-as, e permitindo-lhes aprender e inspirar-se mutuamente.

Com base em mais de 500 respostas de uma chamada de nomeação aberta, um júri selecionou 100 mulheres que se destacaram por terem criado um impacto social e/ou ambiental positivo significativo. As mulheres escolhidas desenvolveram e implementaram com sucesso projetos destinados a melhorar as práticas sectoriais e a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). As suas abordagens inovadoras são adaptáveis e sustentáveis e, portanto, têm o potencial de continuar a criar um impacto positivo durante um longo período de tempo.

A iniciativa Top 100 Women in Social Entreprise é desenvolvida em colaboração com a organização Empow’her e implementada com o apoio da European Confederation of Inclusive Enterprises, do European Disability Forum, do Pioneers Post e da We Make Change.

– – – – –

A Euclid Network (EN) é uma rede europeia de empresas sociais, fundada em 2007, e que tem sido uma vanguarda na formação do ecossistema de impacto europeu na última década. A comunidade global inclui membros representativos de mais de 100.000 organizações em 21 países em todo o mundo.

Juntamente com os seus membros, esforça-se por uma economia que funcione para as pessoas e para o planeta, em apoio dos 17 ODS da ONU, com impacto nos seus negócios diários. A sua visão que o empreendedorismo social e a inovação social abram caminho para uma nova economia verde e justa.