O Fórum RED – Recursos Educativos Digitais terá lugar no próximo dia 29 abril de 2022, na Escola Secundária com 3.º CEB Sá da Bandeira, em Santarém, entre as 9h00min e as 17h30min, e conta com a participação de várias investigadoras do CIDTFF envolvidas no projeto.

Ana V. Rodrigues (CIDTFF, DEP, UA) é investigadora responsável do projeto RED – “Produção de Recursos Educativos Digitais para o 1.º Ciclo do Ensino Básico” ao nível da componente das Ciências, e integram ainda a equipa os investigadores do CIDTFF, Isabel P. Martins, Rui M. Vieira, Filomena Teixeira, Fernanda Couceiro, Celina Tenreiro-Vieira, Patrícia Sá, Patrícia Silva, e Dulce Vaz. Destaca-se ainda a participação de Joana Peixinho, Bolseira no âmbito do próprio projeto.

Neste evento serão apresentados Recursos Educativos Digitais (RED), abrangendo as áreas curriculares de Português, Matemática e Ciências Experimentais do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que serão disponibilizados, em acesso aberto, através de uma plataforma web.

Integrará uma conferência sobre a temática por Wayne Holmes (University College of London), colaborador regular da UNESCO; um painel de apresentação dos RED das três áreas disciplinares por parte das equipas que os produziram (onde participará Ana V. Rodrigues); bem como sessões paralelas, dinamizadas pelas referidas equipas e cujas conclusões serão comentadas, durante a sessão plenária, por Ana Amélia Carvalho (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra) e Isabel P. Martins (CIDTFF, DEP, UA) especificamente na componente das Ciências.

O Fórum RED promovido pela Direção-Geral da Educação (DGE) assinala a divulgação pública dos RED produzidos no âmbito do projeto RED, desenvolvido numa parceria da DGE com a Universidade Nova de Lisboa – iNOVA Media Lab, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o Instituto Politécnico de Setúbal, e a Universidade de Aveiro, e cofinanciado pelo FSE através do POCH (operação POCH-04-5267-FSE-000124).

ver mais | programa final