Vera Lúcia Lopes Cristóvão, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), realizará um estágio pós-doutoral no CIDTFF, no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, entre 24 de janeiro e 24 de julho, sob a supervisão das investigadoras Luísa Álvares Pereira e Inês Cardoso (CIDTFF).

A investigação em desenvolvimento intitula-se “Divulgação Científica nas Ciências da Linguagem”, e tem como principais objetivos: i) construir um modelo didático de géneros  de Textos de Divulgação Científica (TDC) na grande área da Linguística e subárea da Linguística Aplicada; ii) mapear TDC , usando as medias podcasts, blogs e vídeos para o YouTube, evidenciando seus elementos constitutivos para disseminação das ciências da linguagem; e iii) analisar resultados iniciais do consumo de TDC  (de podcasts, blog e vídeos) por estudantes e por professores da Educação Secundária/Ensino Médio em Portugal e no Brasil. Pretende-se contribuir com os TDC para sensibilização às Ciências da Linguagem.

Durante a estadia de 3 meses, a investigadora estará envolvida com procedimentos relativos aos três objetivos, com análises de dados e escrita dos artigos que serão submetidos a periódicos brasileiros e portugueses.