Maria Helena Ançã, investigadora do CIDTFF, participou no 5ª Congresso Internacional “Pelos Mares da Língua Portuguesa” com uma comunicação em coautoria com Fátima Hartwig, intitulada “Desafios de professores no ensino da Língua Portuguesa a alunos na condição de Imigrantes e/ou Refugiados no Brasil”.

Partilhamos o resumo e palavras-chave:

A presente investigação teve como problemática de partida a integração de alunos na condição de Imigrantes e/ou Refugiados (I e/ou R) nas escolas públicas do Distrito Federal, Brasil, e a falta de preparação adequada dos professores para atuar no ensino da Língua Portuguesa a este público, com o objetivo central de identificar e analisar as principais dificuldades e necessidades enfrentadas pelos docentes nesta (nova) realidade.

Para esse fim, foi desenvolvido um estudo empírico, de cariz qualitativo, pautado pelo paradigma interpretativo, no qual participaram 21 professores com formações em Pedagogia e Letras, através de entrevistas semidiretivas.

Os resultados apontaram para uma frágil cultura linguística dos professores e algum desconhecimento teórico e metodológico sobre o ensino do Português como Língua Não Materna para I e/ou R, pelo que se impõe claramente uma Formação Continuada/Contínua para a Diversidade Linguística, a Interculturalidade e o diálogo com outras línguas.

Palavras-chave: Ensino da Língua Portuguesa; Diversidade Linguística; Interculturalidade; Formação Continuada/Contínua de Professores, Imigrantes e/ou Refugiados.

O evento decorreu em formato híbrido entre os dias 4 e 6 de maio de 2022, e pretendeu, na linha das quatro edições anteriores, sublinhar a importância do português no mundo, num programa que incluiu conferências plenárias, mesas-redondas, comunicações livres, exposições, e painéis temáticos dedicados língua portuguesa em África, América, Europa e Oriente.