No passado dia 7 de maio, decorreu uma Reunião de Membros do Projeto Escolas Bilingues e Interculturais de Fronteira – PEBIF. A reunião deu-se no âmbito do PEBIF, um projeto de cooperação que tem como eixo principal a formação contínua de professores em escolas de fronteiras, firmado entre a OEI e os governos de Espanha e Portugal, com coordenação científica da Universidade Complutense de Madrid e Universidade de Aveiro.

A ação teve lugar no dia 7 de maio, na cidade raiana do Sabugal, e foi promovida por um dos grupos de professores participantes do projeto, com o propósito de aproximar seus diferentes agentes – coordenadores científicos, professores, formadores e investigadores – àquele contexto fronteiriço.

A programação evocou as memórias do contrabando, de um tempo longínquo que conta a história do lugar e dos seus antepassados. Incluiu a projeção de documentários sobre o tema, visita ao Castelo de Sabugal e às aldeias de fronteira em Portugal (Soito e Foios) e em Espanha (San Martin e Navas Frias), além dos momentos intercalares de partilha e de diálogo com os habitantes mais antigos da região, espanhóis e portugueses, cujas narrativas dão conta da intensidade e da diversidade linguística e cultural que envolvem as fronteiras luso-hispânicas.