A investigadora do CIDTFF, Raquel Ramos marcou presença, nos dias 6 e 7 de Maio, na 6ª Edição da International Conference on Teacher Education (INCTE’22), subordinado ao tema: “Incertezas e Desafios na Investigação em Educação”.

No dia 7 de Maio a investigadora apresentou uma comunicação oral intitulada: “‘Crescer sem muros’: um programa de formação colaborativa em educação de infância”.

Resumo:

O presente trabalho de investigação decorre no âmbito de um projeto de doutoramento em curso e tem como objetivo apresentar a conceção e implementação de um programa de formação colaborativa (PFC) em educação de infância, incluindo os desafios enfrentados face ao contexto de pandemia. 

Nesse sentido, esta comunicação inscreve-se no eixo da didática e formação de educadores, podendo contribuir para a discussão e reflexão sobre a importância da articulação de práticas educativas em diferentes contextos, designadamente na natureza e no jardim-de-infância (JI), sustentada numa abordagem colaborativa e de coconstrução de estratégias pedagógicas inclusivas e inovadoras, tendo em consideração a qualidade do ambiente educativo e, portanto, os níveis de bem-estar emocional e implicação das crianças.

O PFC foi pensado para o contexto de investigação do projeto “Limites Invisíveis” (LI), designadamente para um dos seus programas de educação na natureza, o “Programa Casa da Mata” e para o JI nele inscrito, com um grupo de 16 crianças, no período da implementação do PFC, com a finalidade de articular as práticas educativas de ambos os contextos de aprendizagem.

O PFC contou com a participação de 5 educadoras, duas dos LI e 3 do JI, que deram o seu consentimento informado para fazer parte deste estudo de caso, aprovado pelo Conselho de Ética e Deontologia da Universidade de Aveiro.

Após o levantamento dos interesses e necessidades dos contextos de estudo, o PFC foi concebido em formato online, para assegurar o distanciamento dos participantes, estruturado em 5 sessões síncronas e 6 sessões assíncronas, ao longo de seis semanas. A parceria com a empresa de informática Webmania afigurou-se fundamental para o desenho e programação doWebsite “Crescer sem Muros” e do seu BackOffice (de acesso restrito aos participantes e validadores do PFC), com funcionalidades adequadas às necessidades dos utilizadores e aos objetivos do PFC.

As conclusões, sustentados nos dados que emergem da plataforma digital, da gravação das sessões síncronas e das reflexões escritas das educadoras, analisados através da técnica de análise de conteúdo com o apoio do software WebQDA, apontam para o contributo da criação deste espaço de partilha, interação, discussão e reflexão conjuntas, na articulação de práticas educativas em contextos exterior/natureza e interior e no desenvolvimento profissional das educadoras, um dos pilares de sustentabilidade da investigação em educação.

Programa do evento | ver mais