Ana Carolina Frias | in Enfrentando a barbárie: temas emergentes sobre sexualidade, gênero e educação em cenários antidemocráticos, pp. 185-194

Excerto da introdução:

“No domínio do envelhecimento, a sexualidade tem permanecido mais distante das preocupações relativas aos cuidados de saúde em geral, da saúde sexual em particular, e ignorada ou escondida por quem lida diariamente com pessoas idosas (Costa, 2012). A construção de uma visão mais positiva sobre o envelhecimento, onde a sexualidade está incluída, pode ser promovida pelos contributos da atuação de muitos/as profissionais que trabalham com esta população, como é o caso da Gerontologia, sendo para isso necessária a existência de formação pré e pós-graduada que lhes permita conhecer e perceber os fenómenos inerentes à vivência e expressão da sexualidade também de pessoas idosas (Costa, 2012).

Nesse sentido, assumindo a relevância da educação em sexualidade para a formação das pessoas em geral, ao longo da vida, e de diferentes profissões, como acontece com a Gerontologia, que contempla também na sua atuação a educação e informação a pessoas idosas (Trindade, 2018), emerge a necessidade de, neste estudo, atender aos curricula de licenciatura e de mestrado em Gerontologia, em Portugal, para identificar em que medida a inclusão de uma Unidade Curricular (UC) em sexualidade é uma realidade e discutir possíveis implicações.”

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Referência:
Frias, A. C. (2022). Sexualidade e envelhecimento nos curricula de formação de gerontologia em Portugal. In A. C. Bortolozzi & P. R. M. Ribeiro (Orgs), Enfrentando a barbárie: temas emergentes sobre sexualidade, gênero e educação em cenários antidemocráticos (pp. 185-194). Gradus Editora. https://www.graduseditora.com/enfrentando-barbarie?