Promovido pela Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) em articulação com os Governos de Portugal e Espanha, e sob a coordenação científica da Universidade de Aveiro e daUniversidade Complutense de Madrid, o Programa Escolas Bilingues e Interculturais de Fronteira finalizou a fase de construção e implementação dos projetos de aprendizagem pelos quatro grupos de escolas-espelho (Bragança-Zamora, Guarda-Miróbriga, Elvas-Badajoz-Cáceres e Vila Real de Santo António-Huelva) com um encontro presencial em Ciudad Rodrigo, nos dias 19 e 20 de maio de 2022.

O evento ficou marcado pela apresentação e debate dos trabalhos desenvolvidos no contexto de formação contínua de professores proporcionado pelo PEBIF; pela realização de uma exposição dos materiais produzidos pelos alunos no decurso do Programa; pela visita ao CEIP de Miróbriga, no qual se pôde contactar com os alunos da instituição e aferir algumas aprendizagens no âmbito do bi/plurilinguismo e da interculturalidade; e por momentos de partilha e valorização da diversidade linguística e cultural, bem como do património histórico daquela região de fronteira.

Ademais da participação de docentes, formadores e de distintos órgãos políticos (representantes da OEI, das Juntas de Andalucía, Extremadura, Castilla y León, e do Ministério da Educação Português), o encontro contou ainda com a presença das investigadoras do CIDTFF Maria Helena Araújo e Sá (coordenadora científica do Programa e formadora), Andrea Ulhôa e Carolina Lourenço Simões (investigadoras bolseiras). Nesta fase de formação contínua do PEBIF, participaram 37 professores, 10 escolas, 15 formadores, 613 alunos, 4 investigadores e 3 coordenadoras científicas.