Na semana passada, a equipa do Projeto do Mês de Maio falou de Património Cultural Imaterial e FairFood, tendo deixado um desafio: Em que ano houve um pico de interesse nacional por estas questões do Património Cultural Imaterial?

Neste caso uma resposta óbvia é no ano de 2013, porque foi nesse ano que a Dieta Mediterrânica foi considerada Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO.

A equipa agradece a todos os que enviaram mensagens.


Para hoje, o tema é: Onde podemos saber mais sobre o projeto FAIRFOOD?

Já adivinharam, certo? Sim, Procurando no Google, com a palavra-chave FAIRFOOD, rapidamente acedem ao site oficial do projeto, disponível em https://www.fairfoodproject.eu/Se a curiosidade os levou até ao site, descobriram que o mesmo se apresenta em 5 línguas (inglês, espanhol, italiano, francês e português), e organizado em 7 separadores (Home, Projeto, Parceiros, Foodpedia, Cursos, Comunidade e Notícias). Pelo teor dos conteúdos que dão corpo a cada um deles, destacamos aqui a parte dos Cursos e a parte das Notícias.

separador CURSOS apresenta-se como um dos resultados intelectuais mais importantes do projeto, uma vez que aqui se encontram disponíveis, um conjunto de 25 cursos de nível básico (especialmente orientados para o público em geral) e 25 cursos de nível avançado (especialmente orientados para formadores e profissionais).

Cada um destes 50 cursos é dedicado a uma temática (comum aos dois níveis, mas trabalhada de forma diferenciada). As temáticas consideradas são: (i) Questões gerais sobre alimentação saudável; (ii) Produtos locais e típicos; (iii) Técnicas de preservação e conservação; (iv) Técnicas de elaboração/confeção/consumo; e (v) Receitas tradicionais.


separador NOTÍCIAS permite que se descubra mais sobre as atividades que têm vindo a ser realizadas pelo consórcio do projeto, identificando e divulgando conhecimentos e tradições, promovendo o diálogo e a disseminação intercultural, e incutindo um sentimento de identidade e continuidade entre todos os parceiros (tudo caraterísticas do conceito da DIETA MEDITERRÂNICA, do FAIRFOOD e do PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL, conforme se recordarão dos nossos mails anteriores).


Desafio para esta semana

Visite a página do projeto FAIRFOOD, disponível em https://www.fairfoodproject.eu/.

A questão que a equipa deixa hoje pode ser difícil: O que o cativou no projeto FAIRFOOD? Porquê? Envie as suas respostas para margarida.pinheiro@ua.pt.


Por hoje, deixamos-vos com esta mensagem: faz sentido conhecemos mais sobre o projeto FAIRFOOD. Mas se esta rubrica é o Projeto do Mês, onde podemos ouvir e debater, ao vivo, sobre o projeto FAIRFOOD?

Margarida Pinheiro (projeto FairFood)

Project Ref: 2020-1-ES01-KA202-082178
Este projeto foi financiado com o apoio da Comissão Europeia. Esta publicação reflete apenas as opiniões do autor e a Comissão não pode ser responsabilizada por qualquer uso que possa ser feito das informações nela contidas.