Na semana passada, a equipa do projeto FairFood falou da Dieta Mediterrânica e do FairFood, tendo deixado um desafio: numa frase breve, responder à questão “Porque é que o projeto FAIRFOOD é importante?”

Neste caso não há frases vencedoras, mas destaca-se: Porque nos lança o desafio de, ao comunicarmos ciência, podermos ajudar a transformar o mundo em que vivemos e de que temos de cuidar.

A equipa do projeto agradece a todos os que enviaram mensagens.


Para hoje, o tema é: O que tem o Património Cultural Imaterial a ver com o FairFood?

Já adivinharam, certo? Sim, é exatamente isso: Património Cultural Imaterial é tudo o que tem a ver com as práticas (…) conhecimentos e aptidões (…) que as comunidades, os grupos e, sendo o caso, os indivíduos reconheçam como fazendo parte integrante do seu património cultural. Esse património cultural imaterial, transmitido de geração em geração, é constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função do seu meio, da sua interação com a natureza e da sua história, incutindo-lhes um sentimento de identidade e de continuidade, contribuindo, desse modo, para a promoção do respeito pela diversidade cultural e pela criatividade humana (http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imaterial/).

Ora, como já falámos, o objetivo máximo do FairFood é, exatamente, dar a conhecer a Dieta Mediterrânica para transmitir esse conhecimento ancestral e, assim, educar, sobretudo os mais jovens, nas boas e saudáveis práticas das gerações que nos precederam.


Desafio para esta semana

Visite o post do Blog da Associação Verakis sobre o projeto FairFood. É capaz de, rapidamente, responder à questão: Em que ano houve um pico de interesse nacional por estas questões do Património Cultural Imaterial? Envie as suas respostas para margarida.pinheiro@ua.pt.

Por hoje, deixamos-vos com esta mensagem: faz sentido falar de Património Cultural Imaterial quando nos referimos ao projeto FairFood. Mas se esta rubrica é o Projeto do Mês, onde podemos saber mais sobre o projeto FairFood?  É o que vamos ver no próximo dia!

Margarida Pinheiro (projeto FairFood)

Project Ref: 2020-1-ES01-KA202-082178
Este projeto foi financiado com o apoio da Comissão Europeia. Esta publicação reflete apenas as opiniões do autor e a Comissão não pode ser responsabilizada por qualquer uso que possa ser feito das informações nela contidas.