Decorreu, de 26 a 29 de outubro de 2022, em Bruxelas, a última reunião transnacional do projeto Erasmus+ FairFood for a Smart Life, na qual esteve presente a investigadora do CIDTFF, Margarida Pinheiro.

A reunião teve como objetivo resumir o que foi alcançado até agora e delinear uma estratégia para garantir maior aproveitamento dos resultados do projeto e a sua sustentabilidade. Os parceiros comprometeram-se a manter a plataforma FAIRFOOD viva nos próximos dois anos e, dependendo da missão específica de cada um, a incorporar os cursos FAIRFOOD na sua oferta formativa, bem como na dos parceiros associados do projeto. Além disso, foram identificadas possíveis articulações com outros projetos e iniciativas relevantes no contexto do projeto.

Cofinanciado pelo programa Erasmus+ ao abrigo das parcerias estratégias para o intercâmbio de boas práticas no domínio do ensino e formação profissional, o projeto FAIR FOOD esteve em curso entre novembro de 2020 e outubro de 2022 e teve como principal objetivo contribuir para melhorar a saúde pessoal através de uma educação nutricional, inspirada na cultura gastronómica europeia, potenciando os benefícios da Dieta Mediterrânica, declarada como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Para além da Universidade de Aveiro, o consórcio integrava ainda a Universidade de Málaga (instituição coordenadora), a consultora IDP European Consultants (Bélgica), a organização não-governamental IHF – Institut de Haute Formation aux Politiques Communautaires (Bélgica), a empresa Internet Web Solution (Málaga) e a escola IES La Rosaleda (Málaga).

A investigadora do CIDTFF, Margarida Pinheiro (à esquerda), e outros elementos da equipa FAIRFOOD, na última reunião transnacional do consórcio.