19 a 27 de novembro, 2022

A convite da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Cientifica e Tecnológica – o CIDTFF estará presente na Semana da Ciência e da Tecnologia 2022, que decorrerá de 19 a 27 de novembro, semana em que se assinalará também o Dia Nacional da Cultura Científica (24 de novembro). Como habitual, serão realizadas, por diversas instituições, ações de diferentes tipologias, tais como laboratórios abertos, workshops, exposições, cafés de ciência, debates ou outras iniciativas de promoção da cultura científica e tecnológica, num contacto direto com diferentes públicos.

Semana CT 2022

Investigadoras do CIDTFF dinamizarão 3 atividades que damos a conhecer:

Língua(s): para que vos quero?
22 novembro, 2022 | 16h00 | Online

O Atelier “Língua(s): para que vos quero?”, direcionado para alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico, tem como principais objetivos levar os alunos a:

• sensibilizar-se para a diversidade linguística e cultural
  • refletir sobre a importância da preservação das línguas e das culturas, relacionando a extinção de línguas com a extinção biológica
  • refletir sobre o conceito de língua materna e a sua relação com a construção da própria identidade
  • desenvolver competências metalinguísticas através da comparação entre línguas
  • consciencializar-se acerca do português enquanto língua pluricêntrica.

Neste sentido, as atividades assentarão no diálogo constante partindo de alguns conceitos-chave tais como: língua materna, língua oficial, língua nacional, língua regional, língua minoritária, língua pluricêntrica, vitalidade/extinção linguística (…). Para além disso, o Atelier integrará atividades de contacto com diferentes línguas.

O atelier decorrerá online, via Zoom.

As inscrições devem ser formalizadas via email até 20 de novembro de 2022 para spinto@ua.pt.

Projeto PUNTE – jogo educacional
23 novembro, 2022 | 11h30 | Universidade de Aveiro

O projeto Poly-UNiverse in Teacher Training Education (PUNTE) pretende desenvolver, testar e disseminar novos métodos pedagógicos inovadores, interdisciplinares e transdisciplinares na formação de professores segundo o modelo STEAM (Science, Technology, Engineering, the Arts and Mathematics).
Com o apoio nos recursos didáticos Poly-Universe (http://www.punte.eu/) pretendemos mostrar as potencialidades deste material manipulativo no ensino da Matemática. Uma das vertentes da Matemática a ser explorada será numa perspetiva de jogo educacional relacionando com a arte.

Inscrições gratuitas, mas obrigatórias, através de envio de email para vandasantos@ua.pt até ao dia 21 de novembro de 2022.

UA Informa sobre Sustentabilidade no Campus
23 novembro, 2022 | 14h00 | Universidade de Aveiro

Sabe como a Universidade de Aveiro contribui para a Sustentabilidade do planeta? Venha descobrir através de um divertido peddy paper, que lhe propõe visitar vários pontos do Campus de Santiago e testar os seus conhecimentos em relação à Sustentabilidade e à própria Universidade. Terá ainda oportunidade de aprender um pouco mais sobre resíduos, mobilidade, água, eventos, energia, alimentação e também papel e plástico ao consultar a informação disponibilizada na subweb UA Informa, acedida através de códigos QR estrategicamente localizados no Campus. No final, haverá lugar à distribuição de certificados para todos os participantes e prémios para os grupos com melhor desempenho. O ponto de encontro é na entrada do Departamento de Educação e Psicologia. Pode encontrar mais informações sobre o projeto UA Informa neste vídeo: https://youtu.be/vxspAvw0qJ8