O investigador do CIDTFF Davys Moreno participará no XI Encontro de Investigação em Música (ENIM 2022), que decorrerá entre os dias 10 a 12 de novembro de 2022 na Universidade de Aveiro (UA), onde apresentará uma comunicação intitulada “Inclusão ATRAVÉS de música vs. Inclusão NA música: Contribuições das Tecnologias Digitais para a Inclusão na Aprendizagem da Música”.
Com o apoio dos seus orientadores, António Moreira (CIDTFF, DEP, UA), Oksana Tymoshchuk (DeCA, UA) e Carlos Marques (Escola Artística Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, Aveiro), a intervenção do doutorando decorrerá no dia 10 de novembro, às 16h30, no âmbito da sessão “Música para todos: Procurando soluções para o desenvolvimento duma educação musical inclusiva.”, onde serão ainda apresentadas as comunicações “Trabalho colaborativo para a inclusão: O que fazer?” (André Fonseca, INET-md, DeCA, UA) e “Inclusão na música: a contribuição das parcerias” (Ana Maia, Catarina Iglesias e Tânia Sardinha, Centro de Recursos de Tecnologia e Comunicação de Aveiro (CRTIC Aveiro). A sessão decorrerá na sala 21.2.20 da UA e será moderada pelo investigador do CIDTFF.
Davys Moreno é Violinista, Formador em Educação Musical, Mestre em Educação (Chile) e Musicoterapeuta (Brasil). Atualmente, é doutorando do Programa Doutoral em Educação UA e investigador do Grupo de Investigação em Ciência, Tecnologia e Inovação do CIDTFF, onde desenvolve o seu projeto de doutoramento com o apoio de uma bolsa financiada pela FCT. Promoveu o desenvolvimento de orquestras infantis para democratizar o ensino da música e estagiou no Departamento de Informática Musical da Universidade de Milão (Itália). A sua área de investigação atual é a inclusão de crianças com deficiência motora decorrente de Paralisia Cerebral nos Programas de Educação Artística Musical.