Na semana passada a equipa do projeto FairFood falou do CIDTFF e da Dieta Mediterrância, tendo lançado um desafio: numa frase breve, responder à questão “O que é a Dieta Mediterrânica?

Ora, a frase vencedora será: É um estilo de vida que integra um padrão alimentar frugal e um paradigma sociocultural de convivialidade de base familiar e comunitária.

A equipa do projeto agradece a todos os que enviaram mensagens.


Para hoje, o tema é: O que tem o FairFood a ver com a Dieta Mediterrânica?

Já adivinharam, certo? Sim, falamos do Projeto do Mês, e o FairFood é o projeto Erasmus+ que deste mês de maio. O nome completo do projeto é “FairFood for a smart life” e o mote que o orienta é “Alimenta-te de forma consciente, vive de forma inteligente”.

O projeto FairFood trata a temática da Dieta Mediterrânica, pretendendo contribuir para a educação nutricional e alimentar da população, recuperando alimentos e produtos tradicionais de vários países e preservando técnicas ancestrais de conservação, confeção e consumo.

O consórcio do projeto, formado por 6 parceiros de 4 países (Espanha, Itália, Portugal e Bélgica), e reúne universidades, especialistas do sector agroalimentar, consultores e educadores, para a concretização de um triplo objetivo comum:

  • Identificar e preservar conhecimento ancestral, especialmente aquele que se encontra em risco de desaparecer, como forma de preservar o legado cultural
  • Disseminar esse conhecimento entre a população, especialmente nas camadas mais jovens, privilegiando os meios digitais, com a colaboração de líderes de opinião e influenciadores
  • Incentivar o empreendedorismo e a continuidade de negócios no meio rural, aumentando o sua atratividade e competitividade


Desafio para esta semana:

Visite o programa Educação à Escuta relacionado com esta temática, disponível no Youtube em https://youtu.be/T2VCkK1dCLs. É capaz de, numa frase breve, responder à questão “Porque é que o projeto FairFood é importante?“.

Envie-nos as suas respostas para margarida.pinheiro@ua.pt.

Por hoje, deixamos-vos com esta mensagem: o trabalho de investigação realizado no projeto FairFood suporta-se no conceito de Dieta Mediterrânica. Mas se temos vindo a dizer que a Dieta Mediterrânica é o mote para o FairFood, o que tem o Património Cultural Imaterial a ver com o FairFood? É o que vamos ver no próximo dia.

Margarida Pinheiro (projeto FairFood)

Project Ref: 2020-1-ES01-KA202-082178
Este projeto foi financiado com o apoio da Comissão Europeia. Esta publicação reflete apenas as opiniões do autor e a Comissão não pode ser responsabilizada por qualquer uso que possa ser feito das informações nela contidas.