9 junho, 2022 | 9h00 – 18h30 | Reitoria da Universidade de Aveiro

No próximo dia 9 de junho, terá lugar em formato presencial o evento multiplicador do projeto Erasmus+ Fairfood (2020-1-ES01-KA202-082178), Fair Food Talks.

O evento irá reunir na Reitoria da Universidade de Aveiro especialistas e influenciadores da área da alimentação e nutrição, bem como reconhecidos Chefs, para debater a importância da Dieta Mediterrânica, a sua preservação e divulgação.

Com entrada livre e gratuita, dinamizará ainda a Feira Saberes e Sabores, dedicada à apresentação e degustação de produtos representativos deste padrão alimentar, património imaterial da humanidade. Contará ainda com a participação especial do grupo polifónico feminino Canto a Vozes.

Programa:

8h30 – 9h30 | Período para Check-In
09h30 – 18h30 | Conferência sobre Dieta Mediterrânica
Painéis em divulgação através das redes sociais do projeto. Sala de Atos da Reitoria da Universidade de Aveiro

Descrição: O estilo de vida que constitui a Dieta Mediterrânica será o tópico de discussão em torno do qual se reunirão nutricionistas, associações, entidades educativas, influenciadores e Chefs, como Helena Real, da Associação Portuguesa de Nutrição, Rui Marques, da página “A Pitada do Pai”, Marta Brazão, da Circular Economy Portugal, e Chefs, como Ricardo Costa. Integrados em painéis, os palestrantes discutirão o estado da arte da Dieta Mediterrânica, em torno das áreas temáticas Educação e Nutrição, Proximidade, Circularidade e Sustentabilidade, Comunicar a Alimentação na Era Digital, e Tradição e Modernidade na Gastronomia.

09h45 | Painel 1: Dieta Mediterrânica: Educação e Nutrição
– Helena Real – Associação Portuguesa de Nutrição
– Artur Gregório – Associação In Loco
– Jorge Queiroz – Autor e responsável pela candidatura da Dieta Mediterrânica a Património Imaterial da UNESCO
– Vanessa Santos – Programa Eco-Escolas
Moderação: Margarida Pinheiro (CIDTFF, ISCA-UA)

11h30 | Painel 2: Dieta Mediterrânica: proximidade, circularidade e sustentabilidade
– Marta Brazão – Circular Economy Portugal
– Elisabete Ferreira – Clube Richemont Portugal
– Márcio Carvalho – Hortovouga e BancaTerra
– Berta Godinho – BeiraLacte
Moderação: Sara Moreno Pires (docente e investigadora na UA)

14h30 | Painel 3: Dieta Mediterrânica: comunicar a alimentação na era digital
– Rui Marques – Autor da página A Pitada do Pai
– Isabel Ferreira – Docapesca
– Joana Amaral – Autora do livro Faz as Pazes com a Comida
– Joana Pinho – Autora da página Joana Pinho Nutricionista
– Sophie Deram – Autora de livros sobre comportamento alimentar e da página Sophie Deram – Nutrição com Ciência e Consciência
Moderação: Rocío Torres-Mancera, investigadora e membro do projeto FairFood for a Smart Life

17h00 | Painel 4: Dieta Mediterrânica: tradição e modernidade na gastronomia
Chef Ricardo Costa
Chef Hélio Loureiro
Chef Marlene Vieira
– Chef Duarte Eira
Moderação: Maria José Santana, colaboradora da página Fugas, Jornal Público, diretora da revista Aveiro Mag
15h30 – 17h30 | Feira Saberes e Sabores
Hall da Reitoria da Universidade de Aveiro

Além das intervenções nos painéis, o evento pretende dar e ser espaço para a exposição de áreas diversas ligadas à educação nutricional, incluindo a degustação de alimentos representativos da Dieta Mediterrânica, através da Feira Saberes e Sabores. Nesta feira, de acesso livre e gratuito, qualquer participante ou curioso poderá contactar com um conjunto de expositores que partilham o objetivo comum da preservação de hábitos e produtos alimentares mediterrânicos, como confrarias, projetos ligados à agricultura, associações de produtos regionais e escolas profissionais ligadas à cozinha e restauração, bem como editoras e empresas do ramo alimentar.
18h30 | Momento musical
Grupo de canto polifónico feminino, Canto a Vozes

ver mais

– – –

O projeto Erasmus+ Fair Food for a Smart Life visa promover uma alimentação saudável baseada na cozinha tradicional e produtos locais e sazonais, fornecendo ferramentas que contribuam para uma forma de alimentação mais simples, saudável, natural e sustentável.

O consórcio que desenvolve o projeto é formado por seis parceiros de alguns dos países mais representativos da Dieta Mediterrânica (Espanha, Portugal, Itália e Bélgica) e é constituído por universidades, especialistas agroalimentares, consultores e educadores, sendo coordenado pela Professora Ana María Castillo-Clavero, da Universidade de Málaga, e cofinanciado pela Comissão Europeia, para promover a educação nutricional inspirada na forma como os nossos antepassados se alimentavam.