O investigador do CIDTFF, Mário Talaia, participou com uma comunicação sobre educação para o risco no I Seminário do Grupo de Medicina de Catástrofe, a ter lugar no Teatro Paulo Quintela da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, entre os dias 7 e 9 de junho de 2022.

A comunicação intitulada “Ambiente Térmico na Agudização de Surto da Gripe: Estudo de Caso”, deu a conhecer os resultados de um estudo que teve como base um ano civil de acorrências aos serviços de urgência do hospital de Aveiro e dados registados na estação meteorológica clássica da Universidade de Aveiro, a fim de se compreender como o ambiente térmico é determinante para o registo das acorrências da doença nos serviços de urgência hospitalar, que estratégias devem ser adotadas pelas pessoas mais vulneráveis, e que deve ser considerada uma educação para o risco de saúde através de vestuário apropriado e ambiente térmico adequado.

Subordinado ao tema “Pandemias no século XXI: dos Riscos à Medicina de Catástrofe”, foi organizado pela Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança (RISCOS), em colaboração com o Departamento de Geografia e Turismo da FLUC, a UEIFIS – Unidade Experimental de Investigação e Formação para Intervenção em Socorro dos Bombeiros Voluntários de São Pedro da Cova e a Liga dos Bombeiros Portugueses, e com os seus parceiros Institucionais.

O resumo da comunicação encontra-se disponível para leitura no Livro de Resumos “Pandemias no século XXI: dos Riscos à Medicina de Catástrofe (Resumos).

Referência:
Mário Talaia (2022, june 7-9). Ambiente Térmico na Agudização de Surto da Gripe: Estudo de Caso [Paper presentation]. I Seminário do Grupo de Medicina de Catástrofe: Pandemias no século XXI: dos Riscos à Medicina de Catástrofe, Coimbra. https://isgmc.riscos.pt/wp-content/uploads/2022/06/eBook_Resumos_ISGMC.pdf