Teve lugar na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), entre os dias 7 e 9 de julho de 2022, o I Congresso Internacional Escola, Identidades e Democracia, que contou com vários contributos de investigadores do CIDTFF.

Ana Traqueia (CIDTFF, DEP, UA) apresentou no dia 7 de julho a comunicação intitulada “Percursos biográficos e escolares de estudantes do Ensino Profissional: perceções de jovens e diretores escolares”, em coautoria com Manuela Gonçalves (CIDTFF, DEP, UA) e Rosa Madeira (CIDTFF, DEP, UA), integrada na sessão paralela “Escola e desafios atuais da educação e formação”.

António Neto Mendes (CIDTFF, DEP, UA) foi convidado da Mesa Redonda “Administração, gestão e governo das escolas” de dia 8 de julho, onde apresentou a comunicação intitulada “A gestão das escolas públicas numa encruzilhada: submissão à pressão administrativa “descentralizada” ou reinvenção por via da autonomia pedagógica decretada pelo centro?”.

A Mesa Redonda subordinada ao tema “Ensino Superior e identidades académicas em mudança”, também no dia 8 de julho, contou com a apresentação “Identidade académica e desenvolvimento profissional docente no Ensino Superior” dinamizada, a convite, por Isabel Huet.

Integraram ainda a comissão científica os investigadores do CIDTFF, António Neto Mendes (DEP, UA), Dora Fonseca (DEP, UA), Isabel Huet (Universidade Aberta), e Nilza Costa(DEP, UA).

Este congresso, destinado investigadores e atores, dos diversos níveis de ensino e setores da formação, com um conhecimento aprofundado da escola e da produção de conhecimento nacional e internacional sobre ela e os professores, é uma iniciativa da comunidade de prática de investigação IDEAFor (Identidade, Democracia, Escola, Administração e Formação) do CIIE (Centro de Investigação e Intervenção Educativas).

Procurou ser um espaço de partilha de conhecimento especializado sobre a Escola como lugar de conhecimento e formação, de construção da democracia, de governação, de exercício dos direitos humanos, e de expressão e desenvolvimento de identidades diversas e plurais.

ver mais | livro de resumos (versão provisória)