Decorreu no passado dia 8 de julho, o evento nacional TIC@Portugal’22, subordinado ao tema “Educação, Formação e Tecnologias hoje: desafios da Transição Digital”, que contou com vários contributos de investigadores do CIDTFF.

O evento decorreu em formato híbrido, presencialmente em Faro, Costa da Caparica e Tarouca, e online para os restantes Centros de Competência TIC nacionais, contando com momentos síncronos comuns para todos os participantes, ao início da manhã para a abertura e conferência plenária proferida por Paulo Dias (Universidade Aberta, EFT-Educom), e na sessão de balanço e encerramento ao final do dia. [ver gravação disponível no youtube]

As investigadoras do CIDTFF, Patrícia Christine da Silva e Joana Peixinho estiveram presentes no Agrupamento de escolas de Tarouca, com uma comunicação oral intitulada “Recursos educativos digitais em Ciências no 1.º CEB” e para a dinamização de um workshop (ação de formação) com o mesmo título, no âmbito do projeto Red_Ciências. Participaram ainda com uma exposição nos espaços comuns.

Maria José Loureiro, elemento integrante do Centro de Competências TIC da Universidade de Aveiro (ccTIC UA), esteve também presente no evento regional de Tarouca. De salientar que o ccTIC UA foi o promotor, dinamizador e organizador científico deste evento regional, o que acontece desde que o encontro assumiu o caráter nacional, mas, este ano, em parceria com o ccTIC da ESE/IPViseu 

O programa de Tarouca ficou marcado pela grande adesão de participantes – cerca de 130 profissionais da Educação estiveram presentes – e pela variedade das comunicações (18 comunicações divididas por 6 salas simultâneas) e 8 oficinas de trabalho.

Neste encontro regional e presencial, em particular, verificou-se que houve professores a deslocar-se do litoral para o interior do país pela rede de trabalho que se foi criando e pela necessidade do contacto direto, ou seja, pela importância das geografias temporais e espaciais da presencialidade.

Na sua 10ª edição enquanto evento nacional, e 16ª edição enquanto evento que deu continuidade ao TIC@Algarve – ambas as iniciativas promovidas, desde o seu início, pela Associação EDUCOM – decorreu em formato híbrido, após dois anos de eventos online.

No total, a nível nacional, terão estado presentes cerca de 400 professores em 27 workshops e 49 comunicações em 13 sessões simultâneas.

ver mais