A 1ª Conferência Internacional em Educação e Formação, subordinada ao tema “Pensar a Educação em Tempos de Transição”, a ter lugar na cidade de Lisboa entre os dias 12 e 15 de julho de 2022, conta com contributos de vários investigadores do CIDTFF que damos a conhecer.

No dia 12 de julho, Margarida Lucas (CIDTFF, DEP, UA) apresentou a comunicação “O contributo de vídeos curtos multimodais para o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras” em coautoria com os investigadores Yidi Zhang (DEP, UA) e Luís Pedro (DIgiMedia, DeCA, UA); e “Competências digitais dos professores e operacionalização das orientações curriculares para as TIC no 1.o CEB: que relação?” em coautoria com Maria Fátima Castro (DEP, UA).

Este dia contou ainda com uma comunicação convidada, intitulada “STEM Education from the park to the city: Educational value of mobile augmented reality game-based learning approaches”, apresentada por Margarida M. Marques (CIDTFF) integrada no simpósio em paralelo sobre STEM Education. Esta comunicação contextualiza os projetos EduPARK e EduCITY no movimento STEM Education, e apresenta os principais resultados de investigação reportados no artigo “The Potential Educational Value of Mobile Augmented Reality Games: The Case of EduPARK App” publicado por Lúcia Pombo & Margarida M. Marques, em 2020, na revista Education Sciences, 10(10).

Margarida Lucas (CIDTFF, DEP, UA) participou como palestrante da mesa-redonda de dia 13 de julho de 2022, dedicada ao tema “Literacia para sociedades tecnologicamente avançadas”, com a comunicação “Digital competence – a survival kit in technological-advanced societies”.

Durante as sessões paralelas e painéis temáticos a decorrer ao longo do dia 13 de julho, contámos com as seguintes apresentações da (co)autoria de investigadores do CIDTFF:

Infusão do Pensamento Crítico no ensino práxico da Filosofia em E@D | Isabel Bernardo (CIDTFF, DEP, UA), Rui Vieira (CIDTFF, DEP, UA) & Alexandre Franco de Sá (Universidade de Coimbra)

Diagnóstico de necessidades: uma prática de apoio ao desenvolvimento de projetos de estágio na área de ciências da educação | Maria Castelhano (Universidade de Coimbra), Daniela Pedrosa (CIDTFF, DEP, UA) & Teresa Pessoa (Universidade de Coimbra)

Digital citizenship education and foreign languages: the example of a free online training course | Ana Raquel Simões (CIDTFF, DEP, UA) & Susana Senos (DEP, UA)

Práticas da educação inclusiva em Angola: desafios para a formação no ensino superior | Hernany Lopes (UA), Vanda Santos (CIDTFF, DEP, UA) & Anabela Pereira (CIDTFF, DEP, UA)

Do programa de dia 14 de julho destacamos as seguintes comunicações:

Formação de docentes do Ensino Superior da contabilidade: uma revisão sistemática da literatura | Aline Alcantara Alves (CIDTFF, DEP, UA), Cecilia Guerra (CIDTFF, DEP, UA) & Alberto J. Costa (GOVCOOP, UA)

Fundamentos teorico-metodologicos da formação de docentes do ensino profissional: uma revisão sistemática da literatura | Cristiane Silva (CIDTFF, DEP, UA / Instituto Federal da Bahia) & Cecília Guerra (CIDTFF, DEP, UA)

O currículo para uma formação didática de professores do Ensino Superior da contabilidade – uma revisão sistemática da literatura | Aline Alcantara Alves (CIDTFF, DEP, UA), Cecília Guerra (CIDTFF, DEP, UA) & Alberto J. Costa (GOVCOPP, UA)

Por fim, os investigadores Ricardo Silva (CIDTFF, Instituto Politécnico de Coimbra, ESEC, NIEFI-PEAPEA & UTAD), Cecília Costa (CIDTFF, UTAD) & Fernando Martins (Instituto Politécnico de Coimbra, ESEC, NIEFI-PEAPEA) são coautores da comunicação intitulada “Robótica educativa e o conhecimento didático de futuras professoras”, a ser apresentada no dia 15 de julho de 2022.

Organizada pela UIDEF da Universidade de Lisboa, a conferência organizou-se em torno de “networks” que tratam de temas críticos relacionados com o presente e o futuro da educação, nas suas múltiplas facetas: Práticas de inclusão em contextos formais e não formais de educação; melhorar a aprendizagem em sociedades tecnologicamente avançadas; regulação da educação, autonomia e accountability; e modelos de formação e desenvolvimento profissional na educação. O programa incluiu sessões plenárias e paralelas, simpósios, mesas-redondas e sessões de apresentação de livros.

ver mais | programa