O Encontro Internacional “A Voz dos Professores de C&T” 2022 (VPCT 2022), a decorrer na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e online, de 10 a 12 de novembro de 2022, encontra-se com submissões abertas até 4 de setembro de comunicações orais, posters e oficinas, e a Special Tracks.
O VPCT2022, organizado desde 2016, pretende ser um fórum internacional para profissionais da Educação em Ciência e Tecnologia (Ciências Matemáticas, Ciências da Natureza, Ciências Biológicas, Ciências Ambientais, Ciências Físicas e Químicas, Engenharia, Informática e Tecnologia) partilharem e discutirem relatos e investigação de práticas de ensino e de divulgação de C&T.
Assim, são aceites contributos nas áreas de Ensino acima mencionadas, do Pré-Escolar ao Ensino Superior, focados em práticas profissionais (projetos, inovações, relatos de práticas de sala de aula, introdução de novas temáticas); e investigação com relevância para as práticas profissionais (de índole teórica ou empírica).
Serão aceites propostas de Comunicações Orais (texto com 4 a 10 páginas), Posters (texto com 3 a 5 páginas); e Oficinas (texto com 2 a 3 páginas), que devem ser submetidas através da plataforma Easychair, de acordo com as normas divulgadas na página do evento, até 4 de setembro de 2022.
Encontram-se ainda abertas, até à mesma data, as submissões às Special Tracks, (co)organizadas por investigadores do CIDTFF, que damos a conhecer:
ST1. Robótica educativa na sala de aula: promover integração curricular Organização: Ricardo Silva (CIDTFF, UTAD), Cecília Costa (CIDTFF, UTAD) & Fernando Martins |
Pretende dar espaço à apresentação e reflexão sobre investigações ou relatos de práticas profissionais que: Foquem a integração da RE nos processos de ensino e de aprendizagem; Promovam aprendizagens de conteúdos curriculares através do uso da RE como ferramenta epistémica; Fomentem interdisciplinaridade, permitindo conexões entre várias disciplinas STEAM. |
ST2. A criatividade na voz dos professores das ciências e tecnologias Organização: Paula Catarino (CIDTFF, UTAD), Maria M. Nascimento (CIDTFF, UTAD) & Lina Fonseca |
Pretende reunir um conjunto de trabalhos que reflitam sobre o que e quem tem sido investigado em relação a este tema, a criatividade no contexto das ciências e tecnologias, enquanto motor de abordagens no ensino e na aprendizagem em todos os níveis de ensino, bem como na formação contínua ao longo da vida; e refletir como o desenvolvimento da criatividade a vários níveis que podem melhorar a nossa vida enquanto cidadãos de hoje e do futuro, cidadãos conscientes, críticos e interventivos. |
ST 3. O dia a dia para a matemática e da matemática para o dia a dia: a matemática nos primeiros anos Organização: Ana Paula Aires (CIDTFF, UTAD), Maria M. Nascimento (CIDTFF, UTAD), Floriano Viseu & Teresa Neto (CIDTFF, DEP, UA) |
Pretende reunir um conjunto e comunicações que apresentem situações do dia a dia e/ou jogos que levem às aprendizagens nos primeiros anos da matemática, e situações da matemática que levem para situações do dia a dia, Apelado à partilha de projetos, tarefas, qualquer atividade realizada em sala de aula ou fora dela, que exemplifique tais pressupostos. |
ST 4.Aprendizagem ativa: desafios ante e pós-COVID-19 Organização: Maria M. Nascimento (CIDTFF UTAD), Carla Pinto & Lina Fonseca |
Espera-se a submissão comunicações orais sobre práticas profissionais de utilização de metodologias ativas, que incentivam a a colaboração e a cooperação entre os alunos. Além disso, afetados no ano letivo 2020-2021 pelas consequências da pandemia causada pelo Covid-19, foi percetível a necessidade de valorizar o trabalho autónomo e as metodologias ativas de aprendizagem. |
ST 5. Inovações no ensino de conteúdos de ciência e tecnologia Organização: Armando A. Soares, Paula Catarino (CIDTFF, UTAD) & José Jorge Teixeira |
Pretende criar um espaço de debate e troca de ideias sobre a utilização de inovações, testadas e/ou implementadas, no ensino de conteúdos de ciência e tecnologia, pôr em contacto diferentes interlocutores com diferentes experiências de ensino no espaço formal e não formal, e trazer a debate formas alternativas ao ensino tradicional como, por exemplo, projetos escolares, projetos de divulgação de ciência, relatos sobre práticas de ensino, inovações no ensino à distância. |
Integram a comissão coordenadora do VPCT2022 os investigadores do CIDTFF, J. Bernardino Lopes (UTAD) e José Paulo Cravino (UTAD). A Comissão organizadora do evento conta com a presença das investigadoras do CIDTFF, Ana Paula Aires (UTAD), Cecília Costa (UTAD), Daniela Pedrosa (DEP, Universidade de Aveiro), Helena Campos (UTAD), Maria Manuel Nascimento (UTAD) e Paula Catarino (UTAD).