A FCT comunicou, no dia 28 de julho, os resultados do Concurso de Bolsas de Investigação para Doutoramento 2022.

O CIDTFF teve recomendadas para financiamento seis bolsas – cinco em ambiente académico e uma em ambiente académico – de um total de 1450 novas bolsas atribuídas no âmbito do concurso.

Conheça os novos bolseiros, seus orientadores e projetos.

Andrea Ulhôa

• Bolsa em ambiente académico
  • Equipa de orientação: Maria Helena Araújo e Sá (CIDTFF/UA)
  • Título do projeto: Interculturalidade na formação contínua de professores numa perspectiva de investigação-ação-formação em Escolas de Fronteiras.

Carolina Simões

• Bolsa em ambiente académico
  • Equipa de orientação: Maria Helena Araújo e Sá (CIDTFF/UA) & Maria Matesanz del Barrio (Universidade Complutense de Madrid)
  • Título do projeto: Hacia el hermanamiento: Educação plurilingue e intercultural no contexto fronteiriço luso-espanhol.

Helena Caçador

• Programa Doutoral em Educação (Universidade de Aveiro)
  • Bolsa em ambiente não académico
  • Equipa de orientação: Betina Lopes (CIDTFF/UA), Olga Santos (Instituto Politécnico de Leiria) & Rafael Galupa (Native Scientist)
  • Título do projeto: Educação em ciência no âmbito de cooperação internacional para o desenvolvimento: um estudo de caso avaliativo de abordagem sócio-construtivista.

Rita Rodrigues

• Programa Doutoral em Didática de Ciências e Tecnologias (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD)
  • Bolsa em ambiente académico
  • Equipa de orientação: Cecília Costa (CIDTFF/UTAD) & Fernando Martins (Escola Superior de Educação de Coimbra)
  • Título do projeto: Pensamento Computacional e desenvolvimento do conhecimento didático na formação inicial de professores​.

Rosa Sandra Santos Paiva

• Programa Doutoral em Multimédia em Educação (Universidade de Aveiro)
  • Bolsa em ambiente académico
  • Equipa de orientação: Isabel Cabrita (CIDTFF/UA), Luís P. Reis (Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores/Universidade do Porto) & Margarita Pino-Juste (Universidade de Vigo)
  • Título do projeto: Aplicação da Inteligência Artificial para o desenvolvimento de competências de ordem superior – um estudo de caso num contexto interdisciplinar.

Yidi Zhang

• Bolsa em ambiente académico
  • Equipa de orientação: Margarida Lucas (CIDTFF/UA) & Luís Pedro (DigiMedia/UA)
  • Título do projeto: Ensino e aprendizagem de Português Língua Estrangeira através do TikTok: um estudo exploratório.

ver mais