A investigadora do CIDTFF, Idália Sá-Chaves, participou como palestrante convidada no “V Fórum de Aprendizagem Transformadora” da Universidade Mackenzie em São Paulo, Brasil, evento que decorreu online entre os dias 27 e 29 de julho de 2022.

Subordinado ao tema “Registros Reflexivos e Avaliação: Evidenciando Aprendizagem Transformadora”, este fórum pretendeu oferecer aos seus 1100 docentes a oportunidade de produzirem uma atividade reflexiva, a partir da vivência de uma experiência estética; conhecer o Portfólio Reflexivo como recurso de aprendizagem e avaliação dos alunos; refletir sobre as estratégias avaliativas no âmbito da Aprendizagem Transformadora; e conhecer o e-Portfólio como ferramenta de registo das competências estudantis e a sua finalidade frente ao mercado de trabalho.

Neste âmbito, a Professora Sá-Chaves proferiu, a 28 de julho, a conferência “Portefólios Reflexivos: conhecer, sentir e cuidar” na qual procurou sublinhar as vantagens que a elaboração de portefólios reflexivos, em contexto educacional, acrescenta aos processos de aprendizagem associados ao desenvolvimento pessoal e humano.

No vídeo de apresentação e divulgação disponível na página do evento, a autora refere:

Como alternativa ao paradigma prevalecente de racionalidade técnica, esta experiência profundamente transformadora organiza-se em torno de uma lógica que chamei dos 5 C’s: uma consciência aumentada que se alicerça nas ideias de Construção, Conhecimento, Cultura, Coração e Cuidado.

Na sua intervenção, e partindo dos contributos de múltiplos pensadores e investigadores sobre Educação e Desenvolvimento humano ao longo da história, bem como sobre as condições complexas e singulares de cada aluno nesse mesmo processo, apresentou o Portefólio Reflexivo como estratégia de formação e de comunicação entre professor e aluno que resgata, aprofunda e enriquece a sua comum condição humana.

Trata-se, no seu dizer, de uma narrativa reflexiva, coerente e em constante reconstrução acerca do que o aluno vai vivendo e que dá a conhecer ao professor os seus percursos, conquistas, dúvidas e hesitações, devendo ser avaliada e interpretada de forma sensível e cuidativa.

Terminou a sua apresentação com exemplos práticos e palavras de professores e alunos seus que, ao longo dos anos, utilizaram esta ferramenta.