30 setembro, 2022 | Conservatorio di Brescia, Itália

O investigador do CIDTFF, Davys Moreno, com Nicola Davanzo (Laboratorio di Informatica Musicale, Università di Milano) e com o apoio dos seus orientadores, António Moreira (CIDTFF, DEP, UA), Oksana Tymoshchuk (DeCA, UA) e Carlos Marques (Escola Artística Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, Aveiro), dinamiza no próximo dia 30 de setembro, no Conservatorio di Brescia, em Itália, a sessão intitulada “Inclusione CON LA musica vs. Inclusione NELLA musica”.

Integrada no âmbito da III Giornata della Tecnologia Musicale, esta sessão destina-se a Professores do Ensino Artístico Especializado da Música da Itália, professores de Educação Musical, Musicoterapeutas, alunos do Conservatório de Brescia e outros interessados nas temáticas.

Pretende sensibilizar os participantes para o reconhecimento das potencialidades do Digital no desenvolvimento de dinâmicas e processos de trabalho inclusivos, no âmbito do Ensino/Aprendizagem da Música. Tem como objetivos apresentar diferentes trabalhos e tecnologias já desenvolvidos, ou em desenvolvimento, para promover o ensino musical inclusivo, quer em contexto de Ensino Regular, quer no Ensino Artístico Especializado. Além disso, pretende identificar possíveis problemas que podem ser encontrados nos processos de inclusão na área da música, promovendo um trabalho colaborativo e participativo. Mais especificamente:

• Ensino da música e Musicoterapia, semelhanças e diferenças;
  • Design Universal como diferenciação pedagógica para a aprendizagem;
  • Estratégias de potenciação da participação ativa de todas as crianças;
  • Promoção de oportunidades de sucesso;
  • Estudos de caso;
  • Adaptações curriculares no EAE da Música em prol da Inclusão;
  • Utilização de Produtos de Apoio/Tecnologias e Softwares para o Ensino da Música;
  • Potenciação do desenvolvimento das Boas Práticas entre todos os formandos.

Davys Moreno é violinista, formador em Educação Musical, Mestre em Educação (Chile) e Musicoterapeuta (Brasil). Atualmente é Doutorando em Educação na Universidade de Aveiro e Bolseiro da FCT (Portugal). Estagiou no Departamento de Informática Musical da Universidade de Milão (Itália) e promoveu o desenvolvimento de orquestras infantis para democratizar o ensino da música. A sua área de investigação atual é a inclusão de crianças com deficiência motora decorrente de Paralisia Cerebral nos Programas de Educação Artística Musical.