Luciana Mesquita (CIDTFF) & Cristina Manuela Sá (CIDTFF) (Orgs.) | Coleção Educação e Formação – Cadernos Didáticos, n.º 11

Já se encontra disponível nº 11 da Coleção “Educação e Formação – Cadernos Didáticos”, organizado pelas investigadoras do CIDTFF, Isabel Mesquita e Cristina Manuela Sá, que procura contribuir para o debate sobre caminhos possíveis para o desenvolvimento da cidadania global nos contextos de ensino e aprendizagem de línguas.

Resumo:

A Educação para a Cidadania Global assinala uma transição paradigmática no campo educativo, consagrando correntes pedagógico-didáticas que procuram restaurar a visão integral dos sujeitos ao perspetivá-los não apenas como pessoas que aprendem, mas também e, sobretudo, vivem em sociedade. Ao mesmo tempo, assinala-se a necessidade de que essa vivência em sociedade seja ativa e consciente no que diz respeito a questões sociais, ambientais, políticas, entre outras, que a todos afetam, destacando os laços de interdependência que ligam os povos ao redor do globo. Por conseguinte, almeja-se a construção de conhecimentos, desenvolvimento de competências e adoção de atitudes e valores que contribuam para a construção de uma comunidade global mais justa, humana e sustentável. Nesse contexto, a educação em línguas é chamada, juntamente com todas as demais áreas do conhecimento, a reenquadrar a sua perspetiva formativa.

Partindo desse enquadramento, a obra intitulada Educação em línguas e cidadania global: Mapeando caminhos e possibilidades de ação apresenta-se como uma plataforma na qual se dão a conhecer não apenas diferentes abordagens teóricas relacionadas com a cidadania global no campo do ensino e aprendizagem de línguas, mas também experiências concretas desenvolvidas em contextos educativos diversificados. Nesse sentido, os cinco textos que a compõem apresentam variados pontos de reflexão sobre esse tema sob uma perspetiva teórica ou práxica.

ver mais

– – – – –

Referência:
Mesquita, L., & Sá, C. M. (Orgs.) (2022). Educação em línguas e cidadania global: mapeando caminhos e possibilidades de ação. UA Editora. http://dx.doi.org/10.48528/mn4t-4q47