A investigadora do CIDTFF, Maria de Lurdes Gonçalves (Camões, I.P., Suíça) esteve presente com uma comunicação na II Conferência da Association of Teachers and Researchers of Portuguese, TROPO UK, que teve lugar na Universidade de Cambridge, no passado dia 17 de setembro de 2022.

A comunicação intitulada “Ensino de Língua de Herança e Competências Profissionais” integrou o painel “Português língua de herança” e propôs-se a olhar para a especificidade das competências profissionais dos professores de português língua de herança, com base numa longa experiência de na elaboração, implementação e análise de Planos de Formação para o Ensino de Português Língua de Herança.

Este evento teve como objetivos examinar, divulgar e refletir sobre as várias práticas de ensino de português língua segunda/estrangeira/adicional ou de herança nos diferentes níveis de ensino que coexistem no Reino Unido (escolas informais, ensino básico e secundário e ensino superior), proporcionando um fórum no qual investigadores e professores puderam apresentar e discutir investigação atual nas áreas da linguística, aquisição da língua, estudos literários e culturais, metodologias de ensino-aprendizagem e a sua aplicação em sala de aula.

O livro de resumos encontra-se disponível no site do encontro: https://tropouk.weebly.com/ii-conference.html

ver mais