Evento adiado. A data será anunciada assim que possível.

No dia 26 de Outubro, pelas 14h30, Rosângela Oliveira Cruz Pimenta será oradora principal do primeiro Seminário Temático do LabELing no ano letivo 2022/2023, intitulado “O ponto de vista dos alunos sobre a aula de Expressão Escrita”.

Este seminário Temático do LabELing decorrerá em formato misto. A sessão está aberta a todos os interessados, presencialmente na sala 5.3.27 do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, ou online, via zoom-colibri (link de acesso disponibilizado após inscrição).

Inscrições para: parranca.silva@ua.pt

Rosângela Oliveira Cruz Pimenta é docente Adjunta IV do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Área de Métodos e Técnicas de Ensino, membro da Comissão de Linguística aplicada da Associação Brasileira de Linguística – ABRALIN, e professora permanente do Programa Stricto Senso de Pós-graduação em Linguística e Literatura/PPGLL/UFAL.

Resumo da comunicação:

Este trabalho situa-se na temática da Didática da Escrita, especificamente nas áreas de ensino, gestos profissionais, interações professor/aluno e a reflexão sobre o papel do professor nas aulas de ensino de escrita. O trabalho tem como objetivos conhecer a perceção dos alunos sobre o que o professor faz (gestos, comportamentos, interações) para o apoiar na aprendizagem da escrita na escola e listar, por ordem de importância dada pelos alunos, procedimentos de ensino da escrita considerados mais produtivos/relevantes para eles. Nosso problema de investigação é conhecer qual a perceção dos alunos sobre o ensino de escrita praticado pelo professor de Português na escola secundária. A pertinência do estudo se justifica ao abordar a didática da escrita, com enfoque processual, e o professor, para pensar o seu papel, gestos e interações em aula, tendo em conta que o professor é considerado o principal fator de (in)sucesso escolar (Damasceno & Negreiros, 2018; Pontes, 2005; Souza & Silva, 2018), sendo importante partir da perceção que os alunos têm sobre os gestos e as interações professor-alunos em aula para gerar reflexão dos professores sobre práticas educativas a alterar ou a ajustar às necessidades de aprendizagem. A metodologia adotada foi o inquérito por questionário com itens fechados e não exclusivos; a escolha múltipla não exclusiva a partir de uma lista de opções (frequência do n.º de ocorrências de cada opção) e o tratamento quantitativo (n.º de aluno, ano escolar, idade) e qualitativo (n.º de ocorrências de perceções).