10 de novembro | 18h30 | Edifício da Antiga Capitania de Aveiro

No próximo dia 10 de novembro, pelas 18h30, será apresentado o livro “Aveiro, cidade sustentável: EduCITY”, da autoria de membros da equipa do projeto EduCITY, coordenado pela investigadora do CIDTFF Lúcia Pombo. O lançamento decorrerá no edifício da Antiga Capitania de Aveiro e integra-se na iniciativa do CIDTFF “Projeto do mês”.

Editado pela UA Editora e financiado pela FCT, a obra conta com autores de quatro unidades de investigação da UA (CIDTFF, CESAM, DigiMedia e IEETA): Lúcia Pombo, João Ferreira-Santos, Julia Draghi, Lísia Lopes, Margarida M. Marques, Myriam Lopes, Patrícia Sá, Pedro Beça, Rita Rodrigues, Rita Tavares, Rosa Pinho, Sofia Ribeiro, Sónia Rodrigues e Vânia Carlos.

O lançamento inicia-se com um momento musical da responsabilidade de Davys Moreno (CIDTFF, DEP, UA), ao violino, e ZéTó Rodrigues (Oficina de Música de Aveiro), à guitarra. Para a sessão de abertura, são convidados o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, o Vice-Reitor para as áreas da Investigação, Inovação e Formação de 3º Ciclo e Acreditação dos Ciclos de Estudos da UA, Artur Silva (autores dos prefácios), e ainda a Coordenadora do CIDTFF, Maria Helena Araújo e Sá. A apresentação do livro está a cargo da Coordenadora do projeto, Lúcia Pombo. O momento final conta com outro momento musical, com Rui Pedro à guitarra e voz.

O livro é um passeio pela cidade de Aveiro e seus esforços rumo à sustentabilidade. Integra quatro capítulos: 1) A caminho da sustentabilidade; 2) Aveiro: Património Cultural; 3) Aveiro: Património Natural e 4) Aveiro: exemplos de boas práticas de sustentabilidade. Pretende ter interesse para um público alargado, não apenas para o académico e, sobretudo, pretende ser útil para o cidadão comum que, ao conhecer melhor o património da sua cidade, poderá adotar atitudes mais sustentáveis, numa lógica de Ciência Cidadã.

A entrada é livre e será oferecido um exemplar a todos os participantes.

Livro “Aveiro, cidade sustentável: EduCITY”